terça-feira, 20 de março de 2012

ANEXOS DE MINI PROJETOS




ANEXOS DE MINI PROJETOS


Escola Municipal Paulino Inácio Rosa
Abadia de Goiás, janeiro de 2012


·        Alunos Atendidos: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
·        Período: Ano Letivo de 2012
·        Duração: 1 ano



·       RECUPERAÇÃO BIMESTRAL

UMA PROPOSTA E COMPROMISSO DE TODOS

 

JUSTIFICATIVA


Ser parceiro do aluno nas dificuldades significa ficar atento à maneira como os alunos aprendem, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro.
           O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.
          O acompanhamento do professor junto aos alunos deve ser contínuo e diagnosticado, pois é uma espécie de mapeamento que vai identificando as conquistas e as dificuldades dos alunos em seu dia-a-dia.
          O professor deve tornar-se um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de suas tarefas.
         O trabalho de reforço vem de encontro à proposta da “Escola Ideal”, ou seja, trabalhar coletivamente, reformulando atividades e construindo novos meios que levem os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial e as suas habilidades.
            Tendo em vista, que este projeto já foi avaliado anteriormente e obtivemos êxito, é fundamental que continuemos em busca de aperfeiçoamento que possam privilegiar a autonomia da instituição e do aluno.
         Sendo assim a equipe escolar é de comum acordo que retomemos nossas ações no sentido de manter o projeto em andamento.


OBJETIVOS

O trabalho na escola deve:
·         Estimular o aluno a localizar os erros;
·         Permitir ao aluno que compreenda o seu potencial e as suas habilidades;
·         Criar condições favoráveis que levem os alunos a aproximar-se mais do conhecimento;
·         Criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais os alunos apresentam dificuldades;
·         Estimular o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado;
·         Diminuir o índice de reprovação nas disciplinas críticas.

ESTRATÉGIAS


Sabemos e temos a convicção de que o aluno é o “centro do processo educativo” e cabe ao professor ser um agente ativo, mediador entre aluno e conhecimento e também ser responsável pela sua formação e pela sua aprendizagem, sendo assim o professor deve:
·         planejar aulas diversificadas, que estimulem a compreensão do aluno e ao mesmo tempo desperte interesse;
·         promover aulas  dinâmicas, atingindo as dificuldades apresentadas e ao mesmo tempo orientadas explorando o ponto negativo apresentado;
·         fazer um diagnóstico e descobrir o que os alunos aprenderam e o que não aprenderam e como deverá trabalhar com as dificuldades dos alunos.







AÇÕES

·      Realizar um levantamento dos alunos que não atingiram a média proposta para o bimestre (6,0);
·      Promover a recuperação no turno em que o aluno (a) estuda, no período das 9:00 às 11:15 horas e das 15:00 às 17:15 horas;
·      Os alunos que não ficaram em recuperação serão liberados às 9:00 horas e às 15:00 horas, pois sabe-se que o processo de recuperação  é inviável com todos os alunos em sala de aula, fato já comprovado anteriormente na unidade escolar;
·      Estudo e revisão dos conteúdos de forma sistematizada;
·      Realizar a manutenção sistemática dos registros dos alunos nas turmas de recuperação;
OBS: O objetivo deste projeto é auxiliar o aluno a alcançar a média  do bimestre.

 

RECURSOS DIDÁTICOS

  • Uso de textos e atividades variadas;
  • Data show;
  • Livro didático;
  • Filmes;
  • Documentários, jornais, revistas;
  • Biblioteca;
  • Internet.


CRONOGRAMA

Data da Recuperação no I Bimestre: 11 à 14/04
Data da Recuperação no II Bimestre: 20 à 29/06
Data da Recuperação no III Bimestre: 03 à 07/10
Data da Recuperação no IV Bimestre: 05 à 09/12

AVALIAÇÃO


Mudar a prática de ensinar algumas vezes requer adequação do funcionamento das atividades escolares.
Precisamos adotar meios e métodos que valorizem nosso aluno e ao mesmo tempo trabalhar dentro de uma proposta inovadora e consciente, pois encontramos desafios (Prova Brasil, IDEB, Prova Abadia...), e precisamos preparar os alunos e ao mesmo tempo estarmos preparados para novas mudanças.
Nesse processo contínuo, é necessário partilhar as idéias e desenvolver o pensamento, pois “o aluno não nasce pronto”, é necessário trabalhar com informações, orientações e ao mesmo tempo, conduzi-lo ao caminho da descoberta.
Sabemos que o aluno motivado, aprende com mais facilidade, com mais interesse, e consegue estabelecer relações entre sua vivência e o que acontece ao seu redor.
É importante esclarecer que a aprendizagem vivenciada é duradoura, progressiva, contínua e não podemos ser “os responsáveis” em deixar “lacunas” na aprendizagem dos alunos. Devemos procurar meios e formas adequadas de conduzir o nosso aluno a um crescimento pessoal.
Se o professor apresenta vontade, interesse e responsabilidade em recriar e refazer sua proposta de trabalho, com certeza, os alunos responderão com atitudes positivas e ao mesmo tempo, apresentarão resultados satisfatórios.


Bibliografia


www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/.../Fabio_Hoffmann_Pereira.pdf







  • MINI  PROJETO INTERCLASSE - GINCANA

SUMÁRIO



1-     TEMA .......................................................................................................................... 04
2-     TÍTULO ....................................................................................................................... 04
3-      PROBLEMA ............................................................................................................... 04
4-     OBJETIVOS.................................................................................................................. 04
4.1.  OBJETIVO GERAL ...................................................................................................... 05
5-     HIPÓTESE ................................................................................................................... 05
6-     JUSTIFICATIVA ..........................................................................................................   06
7-     REFERENCIAL TEÓRICO ..........................................................................................   08
8-     METODOLOGIA ........................................................................................................    09
9-     CRONOGRAMA .........................................................................................................   10
10-   REFERÊNCIAS..........................................................................................................   11



1-            TEMA:   Socialização: problema de todos 

2-            TÍTULO:  Educação Física: Em busca da harmonia na escola

3-            PROBLEMA: Como nós professores educadores temos auxiliado para o processo de harmonização na escola?

4-            OBJETIVO:

4.1.  Objetivo Geral


Como nós professores educadores temos auxiliado para o processo de harmonização na escola?  Com esse ideal em mente, foi elaborado este mini projeto, no qual pretende-se averiguar em que situação se encontra a prática de esportes no corpo  da escola.
Cada vez mais os esportes vêm revolucionando as escolas do país. A preocupação no ensino vem crescendo e uma maneira de incentivo aos alunos é buscar o desenvolvimento nos esportes, razão pela qual se dá a importância do esporte na educação.
A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.
O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações.

5-           HIPÓTESE:

A prática de esportes é deficiente na comunidade local, assim como o condicionamento dos alunos e da importância que é dada ao esporte.
Muitos dos estudantes têm na escola o único local para a prática de esportes, sendo este um espaço recreativo.
A importância dada ao esporte é puramente recreativa e tendo ligação expressa com o processo pedagógico da instituição.
Os alunos de menor idade vêm na atividade física uma oportunidade de se relacionar socialmente de forma saudável.
De inicio será realizada uma pesquisa com o alunado sobre a aceitação de modalidades de práticas esportivas, de modo a atender as preferências da clientela observada.


6-          JUSTIFICATIVA


O tema oferece aos alunos que têm em mente a condição precária do esporte em comunidades carentes. Entendendo a escola como um campo avançado de práticas dos saberes acadêmicos adquiridos, visa a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o esporte e seus benefícios.


7.            REFERÊNCIAL TEÓRICO:

Para muitos autores a educação física é apenas como um plano de reprodução do movimento, de caráter seletivo em que se valoriza o desempenho dos alunos bem dotados negando seus objetivos de modo que o aluno tenha a oportunidade e a possibilidade de participação no processo educacional da educação física que deve ser possibilitado o acesso da criança à cultura corporal, mas respeitando o limite do aluno e sistematizando o seu conhecimento. Essa interação deve ser prazerosa e com ênfase do lúdico.      
A motivação é um fator importante no processo de aprendizagem. O educador impulsiona a vontade de ir além, de crescer; mas hoje esse processo de levar o aluno além não tem surtido efeitos convincentes.
Esse problema acontece devido a falta de diálogo entre aluno e professor. O diálogo é a maior manifestação de motivação que existe.


8     - METODOLOGIA

 Visando a obtenção de dados interessantes ao tema.  Para isso é importante conhecermos alguns dados físicos dos indivíduos, como por exemplo, a idade, estatura, peso e alguma possível dificuldade na prática de esportes.
 Pois muitos dos indivíduos que aqui estudam têm na instituição o único local para a  prática de esportes e a qualidade dessa prática deve ser mensurada.
Devemos analisar a qualidade dessas atividades para podermos visar sempre a conscientização dos alunos e professores sobre a importância do ato físico na qualidade de vida do Ser Humano, na prevenção de várias patologias e no tratamento ou controle de outras.
 



9 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:

Pretende-se desenvolver as ações idealizadas neste Mini Projeto.

ATIVIDADES
JAN/2011
FEV/2011
MAR/2011
ABR/2011
ABR/2011
Escolha do tema
X




Elaboração do Projeto

X



Pesquisa Bibliográfica

X



Processo.  das informações


X


Digitação



X

Entrega




X


OBS: A execução deste mini projeto iniciará no mês de janeiro como previsto no cronograma, tendo sua culminância prevista para o mês de abril.
Preferimos não definir datas, pois ao longo deste processo ocorrem  muitos imprevistos.





10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LEI FEDERAL n.º 9394/96, de 20/12/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Congresso Nacional. Brasil, 1996.

MEC/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, 5ª A 8ª séries. Brasília. MEC/SEF, 1998.

MEC/Secretaria de Educação a Distância. Salto para o futuro: Construindo a Escola Cidadã. Brasília. MEC/SEF, 1998.

PINSKY, Jaime. Cidadania e Educação. 2.ed. São Paulo. Contexto, 1998.

TEIXEIRA, Hudson Ventura. Educação Física e Desportos. 2. Ed. São Paulo. Saraiva, 1996.

CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro. A formação de professores de educação física: quais saberes e quais habilidades. Ciência Esporte, v. 22, n. 3, p. 87-103, maio 2001.

 ELENOR KUNZ,  Ensino e mudanças  educação física







·        MINI PROJETO PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE

Período: 16 a 27/10/2012

Duração: 2 semanas

Alunos atendidos: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Justificativa:

         Na atualidade o mundo vem se deparando com grandes catástrofes ambientais que influenciam diretamente no nosso cotidiano.
            A partir da Revolução Industrial, no final do século XVIII, os países mais desenvolvidos se preocuparam em promover o desenvolvimento de tecnologias que privilegiaram a produção de bens de consumo, sem a preocupação em preservar os recursos naturais e, essa visão de resultados imediatistas provocou no mundo uma onda de destruição ambiental, pois o conceito de que o homem é dominador da natureza e não parte integrante dela é ultrapassado e equivocado.
            Diante dessa problemática é imprescindível que os governantes, a sociedade organizada (ONGs), as escolas e a população em geral reflitam sobre essas questões e promovam a conscientização que preservando o meio ambiente, estamos preservando a nossa própria existência. Para tanto se faz necessário pensar globalmente, agindo localmente.
        
·        Objetivos:
        
- Conscientizar a comunidade em geral sobre as questões ambientais;
- Elaborar trabalhos sobre o meio ambiente;
- Expor trabalhos na escola;


·        Ações:
1) Mobilização da comunidade escolar;
2)    Apresentação dos temas:
- A água
- O lixo / poluição / reaproveitamento
- O Biodiesel – Fontes de Energia
- O aquecimento global
- Extinção de animais / contrabando biológico
- Ecossistemas
- Césio 137 – um problema nosso
- Preservando o meio ambiente
- Saúde Pública
3) Distribuição dos temas entre turmas e turnos

·        Sugestões de atividades:

-Elaboração de cartazes, panfletos, maquetes, documentários, convites,        etc.; ( utilizando materiais descartáveis)
- Preparação de mini-palestras para os alunos;
- Dramatizações sobre os temas;
- Produção de textos, músicas, poemas, contos que serão apresentados  oralmente;
- Exposição dos trabalhos;

·        Recursos didáticos:

- Papéis diversos;
- DVDs da TV escola sobre alguns temas;
- Som / DVD / TV;
- Painéis móveis;
- Livros / internet / revista Ciência Hoje;


·        Avaliação:


O projeto visa conscientizar os educandos e educadores sobre a importância de se preservar o meio ambiente, de se enxergar parte desse meio, promovendo a integração de saberes, e a troca de experiências.



















·        MINI PROJETO INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR


Apresentação

            Este mini projeto se baseia no  uso da Informática na escola. Nesse enfoque, será trabalhado a introdução da Informática como um meio de importância no ensino pedagógico dos alunos.
            Hoje a escola conta com um laboratório equipado com computadores preparados com softwares, hardwares e dispositivos de entrada, para o uso de  alunos e professores. Onde todos tem o direito de uso nos respectivos horários de funcionamento da instituição de ensino.
            E conta também com um auxiliar de informática, responsável em cuidar e acompanhar o professor e alunos no que for preciso para o uso deste respectivo laboratório.



Justificativa
            A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais, frente a essa nova tecnologia.           O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática neste meio escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados por professores, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
            Este recurso visa ampliar um leque de informações na vida escolar do aluno  no que diz respeito à pesquisa, faz também com que ele saia de uma rotina diária, possibilitando-o uma maior integração ao meio tecnológico, que hoje, é a base da sociedade moderna.
            Diante dessa nova situação, é importante que os professores possam refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar com essa nova realidade, como também construí-la.
O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado.











O Auxiliar do Laboratório de Informática

            Se um dos objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento para seus alunos no uso deste recurso.
            Mas o professor deve ser constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica. Aí entra a figura do auxiliar de Informática, que está constantemente sugerindo, incentivando e mobilizando o professor ao uso deste recurso como um auxílio pedagógico.
            Para introduzir a Informática na escola, não basta ter um laboratório equipado, professores treinados e um projeto pedagógico. A experiência mostra que sem a figura do auxiliar de Informática o processo “emperra”.


Objetivo
O objetivo deste mini projeto, sem dúvida nenhuma, é o de despertar  nos professores e alunos da ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INACIO ROSA, um interesse ao uso dos recursos de informática como fonte de pesquisa e informação, através do uso do laboratório.

Estratégias
            Capacitação dos professores e alunos na criação e manutenção do blog da Escola Paulino Rosa
           
Avaliação
O processo avaliativo deve ser contínuo, levando em consideração os conhecimentos adquiridos ao longo das visitas ao laboratório, bem como o interesse e a curiosidade em se fazer entender através da mídia, estimulados é lógico pelo auxilio de um mediador.
Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real.


















  • MINI PROJETO ALUNO LEITOR CRIADOR


  “Ah! Tu, livro despretensioso, que na sombra de uma prateleira,
                             uma criança livremente descobriu, pelo qual se encontrou e,
                                                  sem figuras sem extravagância, fez esquecer a horas, os
                                                companheiros, a merenda...tu sim, és um livro infantil, e o
                                                                                                  teu prestígio será na verdade, imortal”
Cecília Meireles


1-    Justificativa:

Convivendo com os alunos observamos a dificuldade que eles têm para:
v interpretar um problema de matemática, um texto de ciências, um livro de literatura etc;
v expressar suas idéias, o que sentem e o que pensam através da escrita .
Estes alunos precisam aprender a, expressar o que sentem e o que pensam para conseguirem se realizar com mais facilidade ao longo da vida.
O estudo da língua portuguesa e a leitura são ingredientes básicos e fundamentais nesse processo. Pois, quem lê e interpreta o que leu, escreve bem e resolve qualquer problema.
Por entender assim, a Escola Municipal Paulino Inácio Rosa propõe um trabalho intensivo aos alunos com o objetivo de despertar o gosto de ler e, consequentemente, formar alunos capazes de interpretar bem o que lêem e de se expressar corretamente, esperando que, aos poucos, cada um se torne um verdadeiro leitor. O projeto apresentado aborda a importância da biblioteca escolar a serviço da literatura, destacando especialmente a Literatura Juvenil.

2-    Objetivos:

·         Despertar o gosto de ler nos alunos para que sejam capazes de interpretar bem o que lêem e de se expressarem corretamente.


3-    Desenvolvimento:

A biblioteca exerce um papel fundamental na realização desse projeto, na formação do aluno leitor, e deve ser transformada no espaço mais fascinante da escola. Deve ser um lugar agradável, dinâmico, descontraído, onde imperem as boas relações entre alunos, livros e professores. O espaço físico deve ser acolhedor, cheio de vida, organizado e limpo; com cantinhos aconchegantes, gostosos, onde a aprendizagem vá acontecendo, sem imposições, como um convite mágico, como uma descoberta.
A função primordial é o prazer do leitor. Através deste prazer estaremos atingindo o objetivo do projeto. Toda a biblioteca será trabalhada no sentido de se transformar no mundo de mistério.
Os livros de Literatura  devem estar organizados por faixa etária e podem ser emprestados aos alunos para serem lidos em casa. Para isso, organizar fichas
para controlar entradas e saídas de livros, a data de devolução e quem está na fila aguardando.
Os alunos que, no decorrer do ano, demonstrarem maior interesse pela leitura, poderão ser premiados com livros de Literatura em alguma ocasião especial, como hora cívica do bimestre, festa aberta à comunidade, festa do da família e outros eventos.

4-    Distribuição de Responsabilidades:

Caberá à Escola:
· Destinar um profissional ( professor-coordenador/aux. do laboratório/biblioteca escolar) com experiência em Literatura para acompanhar, exclusivamente, o andamento e a realização do mini projeto;   
· Fornecer material necessário para a realização das propostas;
· Em reunião de pais, conscientizar sobre a importância do mini projeto;
· Manter a limpeza da biblioteca ( num compromisso diário, evitando o acúmulo de lixo, microorganismos, poeira e ácaros que fazem mal à saúde dos usuários).

Caberá aos Pais:
·  Acompanhar este processo em casa, incentivando seus filhos à leitura.

Caberá aos Professores:
· Incentivar a leitura de forma criativa, ou seja, SEDUZIR seus alunos para a leitura dos livros;
· Promover atividades variadas e interessantes de acompanhamento da leitura dos livros;  


Avaliação:
            A avaliação deste mini projeto dar-se-á em reuniões pedagógicas, servindo assim como ponto de partida para reflexões e possíveis mudanças, bem como através do compromisso e interesse dos alunos.


                                   “Se a criança é a única culpada nos tribunais adultos
                                           por não ler, pede-se o veredito inocente...mais culpados
                                         são os adultos que não lhe proporcionam esse contato,
                                       que não lhe abrem essas – e outras trilhas para toda a
                                maravilha que é a caminhada pelo mundo mágico
                                                 e encantado das letras...” 
Fanny Abramovich   





·       MINI PROJETO
Educando para a transformação

1 Tema
   Violência (Bullying ), Depredação do Patrimônio Público, Drogas

2 Título
    Educando para a transformação

3 Objetivo geral
    Promover a cultura da paz na escola, através de mudanças de atitudes e comportamentos.

4 Objetivos específicos
Ø  Refletir sobre a importância das regras de convivência e as diferenças, afim de ajudá-los a cultivar a paz nos seguimentos sociais.
Ø  Resgatar os valores e princípios morais da sociedade através da escola, mostrando o real papel da educação na vida dos alunos.
Ø  Auxiliar os educadores a detectarem e entenderem o fenômeno bullying, para que possam desenvolver iniciativas preventivas e assessoramento às vítimas.
Ø  Promover debates sobre as várias formas de violência/uso de drogas, depredação do patrimônio público (Art. 163, Código Penal, Pena – detenção de seis meses a três anos e multa), enfocando o respeito mútuo e a importância da afetividade, tendo como foco as relações humanas.
Ø  Enfatizar a construção dos conceitos éticos e morais com base nos valores para construirmos cidadãos mais participativos, capazes de intervir na realidade e modificá-la desde uma perspectiva democrática, crítica, mais solidária e pacífica.
Ø  Envolver as famílias no mini projeto, a fim de que compreendam a implicação de um comportamento de violência na escola, o uso de drogas e seus efeitos na adolescência e os benefícios de uma cultura à paz.

5 Introdução e justificativa
            A educação na contemporaneidade está carregada de problemáticas sociais, entre outros a mudança na estrutura familiar, a entrada da mulher no mercado de trabalho, ausência da figura paterna, fracasso escolar, drogas e a violência escolar.
            Sabemos que o tema violência escolar/drogas não é recente, segundo estudo da união das nações unidas, vários autores e reportagens de jornais expõe o lado frágil das escolas e o número cada vez maior de ocorrências policiais, estão despertando nas escolas e na mídia em geral para o termo “bullying”, que no Brasil ainda é novo, mas nos países de primeiro mundo existem estudos há mais de vinte anos.
             É importante trabalhar este tema para construir junto com os alunos uma reflexão sobre relações sociais, compreendendo melhor a dinâmica da sociedade em que vivem, os problemas do seu tempo, agindo, reagindo e interpretando de maneira crítica todos os assuntos que condizem com a realidade de seu cotidiano. Entendendo a importância de uma tomada de decisão que pode ajudar a mudar o rumo de sua vida.

6 Público alvo
            Aproximadamente 500 alunos, de todos os turnos, 35 educadores, 15 funcionários e diversos familiares.

7 Metodologia
          O mini projeto será desenvolvido através de palestras desenvolvidas na escola com profissionais qualificados para tratar sobre o assunto, no período de março  a novembro de 2011. A efetivação deste, ocorrerá em consonância com a Polícia Militar em parceria com a saúde, sob orientação da direção, supervisão, professores, tendo como público alvo alunos, pais de nossa instituição.
          A metodologia apresentada será na forma dialogada, dicas de filmes e de livros, vídeos, mensagens, trabalhos em grupo com dinâmicas, confecção de cartazes, músicas, construção de paródias, questionário, slides, uso do laboratório
de informática, reportagens de jornais e revistas, documentários, depoimentos, vídeos e outros.

8 Cronograma
OBJETIVO
EN
CON
TRO
Local
ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS
RECURSOS
Refletir a importância das regras de convivência e as diferenças, afim de ajudá-los a cultivar a paz nos seguimentos sociais.
Sala de aula
Aula dialogada com
o recurso de slides sobre pré-conceito, solidariedade, palavras da cultura da paz.
Retro-projetor
Resgatar os valores e princípios morais na sociedade através da escola, mostrando o real papel da educação na vida dos alunos.
Sala de aula
Aula dialogada sobre valores, ética e a importância de um amigo e desenvolver uma dinâmica em que se trabalhem valores e diferenças, solicitar uma pesquisa sobre as formas de dizer amigo em vários idiomas, no alfabeto da língua dos surdos e no alfabeto Braile.
Leitura de textos informativos
Auxiliar os educadores a detectarem e entenderem o fenômeno bullying, para que possam desenvolverem iniciativas preventivas e assessoramento as vítimas.





4 º
Sala de aula
Apresentação para os educadores sobre o bullying através de slides e sugestões de trabalhos.

Apresentação de projetos e estudo de caso.
Data-show
Promover debates sobre as várias formas de violência/drogas, depredação do patrimônio público, enfocando o respeito mútuo e a importância da afetividade, tendo como foco as relações humanas.

Pátio
Convidar autoridades locais relacionadas com área de educação, saúde,segurança e políticos para que os educandos e educadores tenham oportunidades de questionamentos.
Desenvolver um trabalho com os educadores sobre a importância da afetividade.

Data-show
Enfatizar a construção dos conceitos éticos e morais com base nos valores para construirmos cidadãos mais participativos, capazes de intervir na realidade e modificá-la desde uma perspectiva democrática, crítica, mais solidária e pacífica.

Sala de aula
Construção de paródias, vídeos e questionários. Uso de músicas.
Vídeo
Auxiliar os educandos a detectarem e entenderem o fenômeno bullying, para que possam desenvolver estratégias e não se tornar uma vítima.
Sala de aula
Uso de um filme sobre bullying e após elaborar um trabalho para os alunos em forma de entrevista, pesquisas em jornais, internet.
Vídeo
Desenvolver um trabalho de conscientização sobre o bullying /uso de drogas lícitas e ilícitas com os funcionários da escola, a fim de que possam saber intervir e entender os alunos vítimas e conter os agressores.

Sala de aula
Usar um filme sobre o bullying e após fazer um estudo aprofundado.
Vídeo
Envolver as famílias no projeto e auxiliá-los a detectarem e entenderem o fenômeno bullying, a fim de que compreendam a implicação de um comportamento de violência na escola e na vida dos seus filhos e os benefícios de uma cultura de paz.
Pátio
Fazer palestras e oficinas para os pais no início do ano e nas entregas de boletins.

Data Show

9     Avaliação

     O processo avaliativo dar-se-á com o propósito de que todos os segmentos da escola e da sociedade compreendam a implicação da violência-depredação do patrimônio público, uso de drogas lícitas e ilícitas no cotidiano escolar, bem como fora dele.
Dessa forma esperamos que saibamos auxiliar nossos  jovens a lidar com um futuro mais digno mostrando-lhes os benefícios da cultura da paz, enfatizando  as possíveis mudanças de atitudes e comportamentos
A avaliação fará parte de um levantamento diagnóstico processual e gradativo, através de vários encontros, que ocorrerão durante o ano letivo.

·       MINI PROJETO: CULTURA AFRO – BRASILEIRA

JUSTIFICATIVA
              No mundo contemporâneo o sistema educacional brasileiro, tem enfrentado processos constantes de mudanças estruturais e conceituais, por conta das exigências sociais, que desejam uma educação de resultados positivos e práticos para o dia-a-dia. Uma educação que prepare para a diversidade e autonomia na construção do conhecimento, bem como, dos saberes constantes de aprender a aprender, de conhecer o desconhecido e de respeitar a diversidade.
               O Mini Projeto Cultura Afro – brasileira tem o propósito de atender a lei Nº 10.639/03 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e instituiu as Diretrizes Curriculares para a sua execução. A lei acima citada determina a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar das seguintes modalidades de ensino: Fundamental primeira e segunda fase e Ensino Médio. A decisão oriunda da lei faz um resgate histórico da colaboração dos negros na estruturação, formação e construção de uma sociedade mais justa.
               O mini projeto propõe palestras acerca da identidade cultural destacando as diferenças culturais e provendo ações que viabilizem o processo de conscientização e valorização da cidadania, atendendo assim as normativas da lei. Visa ainda, o reconhecimento e a valorização da identidade, como também da cultura e da história dos negros brasileiros ao longo de sua jornada.

HABILIDADES
 - Identificar as disparidades entre brancos e negros na sociedade;
 -    Identificar e analisar criticamente os elementos geradores das diferenças raciais;
-   Localizar por meio de pesquisas (laboratório de informática, jornais, revistas, documentários, vídeos e outros), a história dos povos formadores
da sociedade brasileira, destacando suas etnias e culturas;
-  Perceber a necessidade de intervir positivamente para a erradicação das desigualdades raciais, bem como propor a conscientização do valor humano;
- Respeitar os direitos humanos e fundamentais do cidadão.

CONTEÚDO:
·         Língua  Portuguesa, Literatura e Texto
- Contos africanos;
- A utilização de textos com temática negra, inclusive sobre o racismo;
- A observação do português africano – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, para o ensino de português histórico;
- O ensino de narrativas por meio da tradição oral

·         História
- A história da África Negra;
- Os grupos étnicos e suas marcações identitárias (corpo,cabelo, pinturas);
- A história política da África, a independência recente dos países africanos;
- Os personagens marcantes da odisséia africana e negra mundial: Nelson Mandela, rainha Nzing, Martin Luther King, Mahatma Ghandhi;
- Negros brasileiros: Zumbi dos Palmares, Teresa do Quariterê, Chica da Silva, Clemente de Jesus, Mãe menininha dos Gantois, Carolina Maria de Jesus, Pelé.

·         Geografia
- A divisão geográfica das manifestações culturais afro-brasileira;
- As comidas típicas e representações do simbólico na cultura popular – os artesanatos, as cerâmicas, etc.
- Os recursos hídricos na cultura africana.

·         Biologia/Ciências
- As plantas na ancestralidade africana;
- As plantas brasileiras nos cultos de matriz africana;
- As lendas dos orixás e o meio ambiente;
- O tratamento do meio ambiente pelos grupos étnicos negros.

·         Educ. Física/Arte
- As lutas de origem africana;
- As danças e cantigas da cultura popular;
- As pinturas e s estética negra.

SITUAÇÕES DIDÁTICAS
- Contextualização sócio - cultural, situando acontecimentos históricos de outras épocas, enfatizando os manifestos sociais, assim como seus significados;
- Investigação e pesquisa para atuar de maneira positiva no processo de reconstrução da memória social. Utilizando entrevistas, relatos, questionários, documentários e outros;
- Reprodução de atividades estimuladas pelas diversas fontes de trabalhos (revistas, jornais, pesquisa na internet, filmes, fotografias, entre outros) desde que materialize o tema em estudo.

ESTRATÉGIA
- Produção de textos, a partir das informações colhidas pelo educador;
- Palestras;
- Debates;
- Oficinas;
- Seminários;
- Danças;
- Lutas;
- Atividades lúdicas;
- Jogos;
- Brincadeiras.

AVALIAÇÃO
Será realizada de forma contínua, gradativa e progressiva mediante atividades  propostas em sala de aula, apresentações, participações em palestras e seminários .


Mini Projeto “Quem ama cuida ”


Tema: Doenças Sexualmente Transmissíveis/gravidez na adolescência

1 – Definição e caracterização do problema (teórico e/ou prático)
A escola é um lugar de convivência e interação de diversas pessoas.
Dessa forma ela deve estar sempre atenta aos aspectos particulares da vida de seu alunado.
Atualmente o número de jovens que entram na vida sexual antes do momento adequado, está cada vez maior.
É por essa razão que a escola deve se organizar para orientar esses adolescentes sobre os riscos que estão expostos numa relação sexual precoce: gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, traumas sexuais devido à falta de experiência para se escolher um parceiro e outros.
Sendo assim, cumprindo a função social da escola que é formar cidadãos conscientes, críticos e atuantes em prol do desenvolvimento social, projetos como este, devem ser desenvolvidos e colocados em prática nas escolas em todo o país.

2 – Objetivo Principal:
O presente mini projeto visa informar e conscientizar os adolescentes da existência das doenças sexualmente transmissíveis e dos perigos oriundos de uma relação sexual sem prevenção.

3 – Objetivos Específicos:
·         Conhecer os diversos tipos de DSTs existentes;
·         Conscientizar sobre os métodos contraceptivos e de proteção;
·         Transformar o aluno num ser conscientes dos perigos de uma relação sexual precoce e/ou sem prevenção.

4 – Conteúdos Curriculares e Disciplinares Envolvidos:
·         Saúde ( tema transversal)
Disciplinas: Ciências, Português, História, Matemática
·         Gêneros textuais (notícias, depoimentos, poemas, música, peças teatrais, etc.)

Plano de ações
DST: conhecer para se proteger
Conseqüências de uma gravidez precoce

Ação 1
·         Descrição: pesquisa em grupo, utilizando o laboratório de informática, para conhecer os diversos tipos de DSTs existentes;
·         Tempo previsto 90 min. (2 aulas);
·         Envolvidos: alunos, professores, auxiliar do laboratório, funcionários;
·         Culminância: Seminários, onde os alunos deverão apresentar os resultados de suas pesquisas;


Ação 2
·         Descrição: apresentação dos métodos contraceptivos existentes, suas características e adequação à prática sexual;
·         Tempo previsto: 90 min. (2 aulas);
·         Envolvidos: alunos, professores, auxiliar do laboratório, funcionários;
·         Culminância: Palestras e debates


Ação 3
·         Focalizar dois grandes problemas relacionados à sexualidade: Gravidez e AIDS;
·         Tempo previsto: 180 min. (4 aulas)
·         Envolvidos: alunos, professores, auxiliar do laboratório, funcionários;


Ação 4
·         O presente mini projeto poderá ser desenvolvido no início do ano letivo e ao longo do ano e deverá ser enriquecido sempre com visitas periódicas e palestrantes como: profissionais da área de saúde, psicólogos, assistentes sociais, professores, etc.
·         Tempo previsto: todo o ano letivo
·         Envolvidos: toda a comunidade escolar e família


6 – Tempo Total de Realização do Projeto:
O Projeto será realizado no início do primeiro semestre e reforçado até o final do ano letivo.

7 – Material e Suporte Necessário:
Serão utilizados na realização do projeto: TV, data show, microfone, cartazes, fotos, músicas, fotos, depoimentos, textos escritos e/ou narrados, laboratório de informática, etc.

8 – Fontes de Pesquisa:
Internet, livros, revistas, jornais, entrevistas, documentários...

9 – Formas de Avaliação:
O aluno será avaliado continuamente verificando sua participação nas atividades previstas como apresentação de seminários, palestras e participação nos debates.




 Avaliação:

Ao final do mini projeto o aluno deverá demonstrar os conhecimentos necessários sobre os tipos de DSTs mais comuns e suas formas de contágio e também de prevenção. Terá que ter consciência de como e porque se prevenir nas relações sexuais. Saber da importância de se escolher o momento certo e selecionar parceiro para a primeira relação sexual. Ter consciência de que uma relação sexual é algo bastante íntimo e que deve ser feita com amor e prevenção.
Esses conhecimentos poderão ser apresentados através de vídeos que deverão se exibidos para toda a comunidade escolar.

Referencias Bibliográficos:
TORRES, Sueli. Uma função social da escola. HTTP://www.fundacaoromi.org.br

COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3ª ed. Belo Horizonte: Autentica, 2006

HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998. 152p.

ABRAMOVAY, Miriam. Escola e violência. Brasília: UNESCO, UCB, 2002.

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violência nas escolas. Brasília: UNESCO, 2002.

ANTUNES, Celso. O que mais perguntam....Indisciplina e violência. Florianópolis: CEITEC, 2003.

ARRIETA, Gricelda Azevedo; GROLLI, Dorilda; POLENZ, Tamara. A violência na escola: a violência na contemporaneidade e seus reflexos na escola. Canoas: Ed. ULBRA, 2000.

CAVALCANTI, Meire.Como lidar com brincadeiras que machucam a alma.Disponível em: no site da internet www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia. Acesso em 17 de Agosto de 2005.

FANTE,  Cleo.Fenômeno bullying:como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. São Paulo: Verus, 2005.
GANDRA, Fernanda Rodrigues; PIRES, Cristina do Valle G.; LIMA, Regina Célia Villaça. O dia-a-dia do professor adolescência afetividade, sexualidade e drogas. Belo Horizonte: FAPI, 2002, 5v.
TIBA, Içami. Disciplina, limite ma medida certa. São Paulo: Gente. 1996, 55ª ed.
SILVA, Geane de Jesus. Bullying: quando a escola não é paraíso. Porto Alegre:PUCRS, mar/206. Mundo jovem um jornal de idéias, p. 2, mar.2006.


  Descrição: LOGOEMPIR-                                                                                    
ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INACIO ROSA
              PROJETO: “ Minha sala é nota 10”

Justificativa:

            Nossa escola, durante o período de revisão do PP deparou-se com o alto índice de reprovação no ano de 2011. Um dos motivos apontados pelos participantes do encontro foi a indisciplina dos alunos gerada pelo desinteresse nas atividades escolares.
            Para tanto, foi sugerida a criação do presente projeto não como uma solução dos problemas detectados, mas sim uma tentativa passível de reformulações. Vale ressaltar ainda que esperamos uma melhora no desempenho escolar dos alunos.

Período: Fevereiro a dezembro de 2012.
Alunos atendidos: Todos os alunos da escola.

Objetivo:
·          Diminuir a indisciplina dos alunos através de premiações bimestrais (2 salas).

Estratégias:
           
·        Reunir os alunos no pátio e explicar as normas escolares.
·        Apresentar o cartaz da disciplina com os critérios para uma sala nota 10.
·        Promover bingos, rifas entre outros para arrecadar fundos para o passeio.
·        Solicitar à Secretaria da Educação o ônibus e o translado a cada bimestre para cinema e outros.



Critérios para uma sala nota 10

·        Disciplina
·        Assiduidade
·        Pontualidade
·        Uniforme
·        Higiene ambiental
·        Respeito as normas escolares
·        Tarefas / trabalhos escolares
·        Zelo pelo patrimônio / materiais escolares
·        Resultados: testes / simulados / avaliações.

Distribuição de funções:

·        Demais funcionários monitorar salas para a observação da higiene e da organização da turma.


Quanto aos professores:

·        Informar á coordenação: faltas, indisciplina individual ou coletiva, resultado dos simulados, avaliações e tarefas não realizadas.


Quanto aos alunos:

·        Sentir-se integrante do processo.
·        Opinar.
·        Avaliar o processo.

Gestão:
·        Computar e divulgar dados.
·        Monitorar salas.
·        Divulgar normas (Regimento Escolar / Matrícula)
·        Premiar as salas nota 10 bimestralmente.

Quanto aos alunos:

·        Eleger seus representantes.
·        Reconhecer e colocar em prática as normas escolares.
·        Opinar através de seus representantes.
·        Participar dos eventos em seu horário de aula.

Avaliação:

            Durante os trabalhos coletivos, a comunidade escolar observará os resultados do bimestre com vistas a minimizar os aspectos
 negativos que venham a surgir.


    Descrição: LOGOEMPIR-                                                                                    
ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INACIO ROSA
            
PROJETO: ALUNO SUCESSO

Alunos atendidos: Todos os alunos
Período: Fevereiro a dezembro de 2012
Objetivos:
·          A Escola Municipal Paulino Inácio Rosa, preocupada em desempenhar com certa autonomia seu papel de educadora, vê no presente projeto a oportunidade de fazer com que o aluno sinta-se parte do seu próprio aprendizado de um modo compromissado e crítico, para tanto se propõe:

·         Melhorar o desempenho dos alunos em Matemática e Língua   Portuguesa conforme estabelecido no PP.

·        Diminuir a evasão dos alunos nos turnos existentes.


Estratégias:

            Por compreender que o aluno é o “foco” da educação e o professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento. A comunidade escolar se engaja no projeto reconhecendo que todos somos responsáveis pelo seu “fazer acontecer”. Desse modo, caberá e equipe gestora, conforme discutido na elaboração do PP:

·        Fazer o levantamento dos Descritores do Bimestre.
·        Promover reuniões de Pais no início do ano letivo.
·        Proporcionar Provas Diagnósticas com base nesses descritores aos alunos do 6º ao 9º ano, bimestralmente.
·        Analisar os resultados das provas e propor sugestões em conjunto com os professores durante trabalhos coletivos.
·        Proporcionar aulas de reforço no turno do aluno.
·        Avaliar o projeto durante o processo.
·        Preparar relatórios e resultados e enviá-los à Secretaria Municipal de Educação.
·        Apresentar o projeto “Minha sala é nota 10” a comunidade escolar.


Quanto aos professores:

·        Participar ativamente dos trabalhos coletivos, reuniões e outros em seu respectivo horário e aula (a combinar).
·        Dar sugestões.
·        Avaliar o processo.

Quanto aos alunos:

·        Sentir-se integrante do processo.
·        Opinar.
·        Avaliar o processo.

Quanto aos funcionários administrativos:

·        Providenciar em tempo hábil o serviço solicitado.
·        Avaliar o processo.
·        Participar ativamente das reuniões.

Quanto aos pais:

·        Comparecer as reuniões e eventos escolares.
·        Opinar.
·        Avaliar o processo.
·        Visitar a escola.

Avaliação:

            Será realizada durante os Trabalhos Coletivos objetivando detectar os aspectos negativos para minimizá-los no bimestre seguinte. 

                                                                             





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