quinta-feira, 22 de março de 2012

RESULTADO DA PROVA DIAGNÓSTICA 02/2012


Descrição: LOGOEMPIR-               SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO                                                                                   
ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INACIO ROSA
RESULTADO E ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – 1º BIMESTRE

Disciplina: Língua Portuguesa    -  Série: 7º ano         Turno: Matutino

Questão 1
Descritor 1
Localizar informações explicitas em um texto.
Habilidade avaliada
Identificar determinada informação entre várias outras expressas no texto.
Sugestões
Os professores podem ajudar os alunos, por exemplo, levando para a sala de aula textos de diferentes gêneros e temáticas variadas para que as atividades de leitura sejam diversificadas.
Percentual de acertos

48%
Questão 2
Descritor 8
Estabelecer causa e conseqüência entre partes e elementos do texto.

Habilidade avaliada
Reconhecer relações de causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré-condição, entre outras.
Sugestões
Para trabalhar as relações de causa e conseqüência, o professor pode se valer de textos  verbais de gêneros variados, em que os alunos possam reconhecer as múltiplas relações que contribuem para dar ao texto coerência e coesão. As noticias de jornais, por exemplo, são excelentes para trabalhar essa habilidade.
Percentual de acertos

50%






Questão 3 e 4
Descritor  9 e 12
Identificar a finalidade de textos de diferente gênero.

Habilidade avaliada
Reconhecer o gênero ao qual se refere ao texto-base, identificando, dessa forma, qual o objetivo do texto: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar etc.
Sugestões
É importante que no trabalho com esse descritor, sejam criadas estratégias de ensino em que se discuta a diferença entre relatar uma informação ou informar algo, enfatizando-se que, ao relatar, você estará contando um fato e trabalhando com textos narrativos, necessariamente, e, ao informar, tem-se o propósito de apresentar idéias ou conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o conhecimento do leitor.
Além disso, é importante que o professor trabalhe em sala de aula com textos de gêneros variados: noticias, avisos, anúncios, cartas, artigos, entre outros, evidenciando não o assunto do texto, mas a sua finalidade. Por exemplo, o aluno deve saber para que serve um currículo, ou um artigo de lei.
Percentual de acertos

3 – 49%

                        4 – 73%








Questão 5
Descritor 17
Identificar o efeito de sentido decorrente ao uso da pontuação.

Habilidade avaliada
Um item relativo a essa habilidade deve, portanto, conceder primazia aos efeitos discursivos produzidos por notações como itálico, negrito, caixa alta etc. e pelo uso dos sinais; muito mais, portanto, do que, simplesmente, a identificação de suas funções na sintaxe da frase.
Sugestões
Ao longo do processo de leitura, podemos oferecer aos nossos alunos o contato com gêneros textuais que utilizam largamente recursos, como propagandas, reportagens, quadrinhos, entre outros, orientando-os a perceber e analisar os efeitos de sentido de sinais de pontuação (travessão, interrogação, exclamação, reticências, etc) e das notações (itálico, negrito, caixa alta, entre outros) como elementos significativos para a construção de sentidos.
Percentual de acertos

43%

Questão 6
Descritor 8
Estabelecer a relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Habilidade avaliada
Identifique os elementos que são apresentados como fatores que reforçam, sustentam ou confirmam uma determinada tese, ou seja, que o leitor compreenda a relação entre a tese e seus argumentos. Trata-se de um descritor importante para alunos de ensino médio, já que esses devem apresentar maior capacidade lidar com o pensamento lógico Fe com o raciocínio abstrato.
Sugestões
O professor deve trabalhar, em sala de aula, com textos argumentativos para que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver habilidades de identificar as teses e os argumentos utilizados pelos autores para sustentá-los. Essa tarefa exige que o leitor reconheça o ponto de vista que está sendo defendido. O grau de dificuldade dessa tarefa será maior se um mesmo texto apresentar mais de uma tese.
Percentual de acertos

38%

Questão 7
Descritor 10
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Habilidade avaliada
Relacionar uma informação dada a outra informação nova introduzida por meio do uso de um pronome.
Sugestões
O professor, ao trabalhar o texto com os alunos, deve exercitar a coesão textual, isto é, a relação que as palavras e frases de um texto mantêm entre si. Sugere-se que o professor trabalhe, na 4ª série/5º ano, principalmente, a referencia pessoal, representada pelos pronomes pessoais e a coesão textual, por meio da reiteração de termos sinônimos ou palavras afins que pertençam a um mesmo campo semântico. Os textos verbais, de gêneros variados, prestam-se a esse tipo de exercício.
Percentual de acertos

63%















Questão 8
Descritor 14
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Habilidade avaliada
Reconhecimento dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuação ou de outras formas de notação. O aluno identifica esses efeitos da pontuação (travessão, aspas, reticências, interrogação, exclamação, entre outros) e notações como tamanho de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito, entre outros, e atribui sentido a eles,
Sugestões
Para trabalhar no texto os sinais de pontuação e as anotações, especificamente, o professor pode orientar os alunos, ao longo do processo de leitura, a perceber e analisar a função desses sinais como elementos significativos para construção de sentidos e não apenas para sua função gramatical.
Percentual de acertos

57%
Questão 9
Descritor 6
Identificar o tema de um texto.
Habilidade avaliada
Por meio de itens referentes a esse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar, no texto, um fato relatado e diferenciá-lo do comentário que o autor, ou o narrador, ou o personagem fazem sobre esse fato.
Sugestões
Esse resultado reforça a necessidade de a escola trabalhar em um nível de atividade que ultrapasse a superfície do texto, conduzindo o aluno a estabelecer relações entre as informações explicitas e implícitas, a fim de que ele faça referencias textuais e elabore uma síntese do texto. Os textos informativos são excelentes para se desenvolver essa hablidade.
Percentual de acertos

37%






Questão 10
Descritor 10
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.
Habilidade avaliada
Por meio de itens deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presença de marcas lingüísticas (o tipo de vocabulário, o assunto etc.), evidenciando, também, a importância do domínio das variações lingüísticas que estão presentes na nossa sociedade.
Sugestões
Essa competência (variação lingüística) deve ser trabalhada na sala de aula para que os alunos possam desenvolver as habilidades de reconhecer e identificar as marcas lingüísticas empregadas nos diversos domínios sociais. Para isso, o professor deve selecionar textos que evidenciem eventos de letramento com larga utilização das variantes de pronomes de tratamento, tirinhas, especialmente as de Chico Bento, revistas em quadrinho, trechos de diário, narrativa.
Percentual de acertos

37%











Descrição: LOGOEMPIR-               SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO                                                                                   
ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INACIO ROSA
RESULTADO E ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – 1º BIMESTRE

Disciplina: Língua Portuguesa    -  Série: 8º ano         Turno: Matutino

Questão 1
Descritor 1
Localizar informações explicitas em um texto.
Habilidade avaliada
Identificar determinada informação entre várias outras expressas no texto.
Sugestões
Os professores podem ajudar os alunos, por exemplo, levando para a sala de aula textos de diferentes gêneros e temáticas variadas para que as atividades de leitura sejam diversificadas.
Percentual de acertos

47%
Questão 2
Descritor 8
Estabelecer causa e conseqüência entre partes e elementos do texto.

Habilidade avaliada
Reconhecer relações de causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré-condição, entre outras.
Sugestões
Para trabalhar as relações de causa e conseqüência, o professor pode se valer de textos  verbais de gêneros variados, em que os alunos possam reconhecer as múltiplas relações que contribuem para dar ao texto coerência e coesão. As noticias de jornais, por exemplo, são excelentes para trabalhar essa habilidade.
Percentual de acertos

50%






Questão 3 e 4
Descritor  9 e 12
Identificar a finalidade de textos de diferente gênero.

Habilidade avaliada
Reconhecer o gênero ao qual se refere ao texto-base, identificando, dessa forma, qual o objetivo do texto: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar etc.
Sugestões
É importante que no trabalho com esse descritor, sejam criadas estratégias de ensino em que se discuta a diferença entre relatar uma informação ou informar algo, enfatizando-se que, ao relatar, você estará contando um fato e trabalhando com textos narrativos, necessariamente, e, ao informar, tem-se o propósito de apresentar idéias ou conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o conhecimento do leitor.
Além disso, é importante que o professor trabalhe em sala de aula com textos de gêneros variados: noticias, avisos, anúncios, cartas, artigos, entre outros, evidenciando não o assunto do texto, mas a sua finalidade. Por exemplo, o aluno deve saber para que serve um currículo, ou um artigo de lei.
Percentual de acertos

3 – 71%

                        4 – 80%








Questão 5
Descritor 17
Identificar o efeito de sentido decorrente ao uso da pontuação.

Habilidade avaliada
Um item relativo a essa habilidade deve, portanto, conceder primazia aos efeitos discursivos produzidos por notações como itálico, negrito, caixa alta etc. e pelo uso dos sinais; muito mais, portanto, do que, simplesmente, a identificação de suas funções na sintaxe da frase.
Sugestões
Ao longo do processo de leitura, podemos oferecer aos nossos alunos o contato com gêneros textuais que utilizam largamente recursos, como propagandas, reportagens, quadrinhos, entre outros, orientando-os a perceber e analisar os efeitos de sentido de sinais de pontuação (travessão, interrogação, exclamação, reticências, etc) e das notações (itálico, negrito, caixa alta, entre outros) como elementos significativos para a construção de sentidos.
Percentual de acertos

61%

Questão 6
Descritor 8
Estabelecer a relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Habilidade avaliada
Identifique os elementos que são apresentados como fatores que reforçam, sustentam ou confirmam uma determinada tese, ou seja, que o leitor compreenda a relação entre a tese e seus argumentos. Trata-se de um descritor importante para alunos de ensino médio, já que esses devem apresentar maior capacidade lidar com o pensamento lógico Fe com o raciocínio abstrato.
Sugestões
O professor deve trabalhar, em sala de aula, com textos argumentativos para que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver habilidades de identificar as teses e os argumentos utilizados pelos autores para sustentá-los. Essa tarefa exige que o leitor reconheça o ponto de vista que está sendo defendido. O grau de dificuldade dessa tarefa será maior se um mesmo texto apresentar mais de uma tese.
Percentual de acertos

63%

Questão 7
Descritor 10
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Habilidade avaliada
Relacionar uma informação dada a outra informação nova introduzida por meio do uso de um pronome.
Sugestões
O professor, ao trabalhar o texto com os alunos, deve exercitar a coesão textual, isto é, a relação que as palavras e frases de um texto mantêm entre si. Sugere-se que o professor trabalhe, na 4ª série/5º ano, principalmente, a referencia pessoal, representada pelos pronomes pessoais e a coesão textual, por meio da reiteração de termos sinônimos ou palavras afins que pertençam a um mesmo campo semântico. Os textos verbais, de gêneros variados, prestam-se a esse tipo de exercício.
Percentual de acertos

64%















Questão 8
Descritor 14
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Habilidade avaliada
Reconhecimento dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuação ou de outras formas de notação. O aluno identifica esses efeitos da pontuação (travessão, aspas, reticências, interrogação, exclamação, entre outros) e notações como tamanho de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito, entre outros, e atribui sentido a eles,
Sugestões
Para trabalhar no texto os sinais de pontuação e as anotações, especificamente, o professor pode orientar os alunos, ao longo do processo de leitura, a perceber e analisar a função desses sinais como elementos significativos para construção de sentidos e não apenas para sua função gramatical.
Percentual de acertos

69%
Questão 9
Descritor 6
Identificar o tema de um texto.
Habilidade avaliada
Por meio de itens referentes a esse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar, no texto, um fato relatado e diferenciá-lo do comentário que o autor, ou o narrador, ou o personagem fazem sobre esse fato.
Sugestões
Esse resultado reforça a necessidade de a escola trabalhar em um nível de atividade que ultrapasse a superfície do texto, conduzindo o aluno a estabelecer relações entre as informações explicitas e implícitas, a fim de que ele faça referencias textuais e elabore uma síntese do texto. Os textos informativos são excelentes para se desenvolver essa hablidade.
Percentual de acertos

61%






Questão 10
Descritor 10
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.
Habilidade avaliada
Por meio de itens deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presença de marcas lingüísticas (o tipo de vocabulário, o assunto etc.), evidenciando, também, a importância do domínio das variações lingüísticas que estão presentes na nossa sociedade.
Sugestões
Essa competência (variação lingüística) deve ser trabalhada na sala de aula para que os alunos possam desenvolver as habilidades de reconhecer e identificar as marcas lingüísticas empregadas nos diversos domínios sociais. Para isso, o professor deve selecionar textos que evidenciem eventos de letramento com larga utilização das variantes de pronomes de tratamento, tirinhas, especialmente as de Chico Bento, revistas em quadrinho, trechos de diário, narrativa.
Percentual de acertos

36%








Descrição: LOGOEMPIR-               SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO                                                                                   
ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INACIO ROSA
RESULTADO E ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – 1º BIMESTRE

Disciplina: Língua Portuguesa    -  Série: 9º ano         Turno: Matutino

Questão 1
Descritor 1
Localizar informações explicitas em um texto.
Habilidade avaliada
Identificar determinada informação entre várias outras expressas no texto.
Sugestões
Os professores podem ajudar os alunos, por exemplo, levando para a sala de aula textos de diferentes gêneros e temáticas variadas para que as atividades de leitura sejam diversificadas.
Percentual de acertos

59%
Questão 2
Descritor 8
Estabelecer causa e conseqüência entre partes e elementos do texto.

Habilidade avaliada
Reconhecer relações de causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré-condição, entre outras.
Sugestões
Para trabalhar as relações de causa e conseqüência, o professor pode se valer de textos  verbais de gêneros variados, em que os alunos possam reconhecer as múltiplas relações que contribuem para dar ao texto coerência e coesão. As noticias de jornais, por exemplo, são excelentes para trabalhar essa habilidade.
Percentual de acertos

84%






Questão 3 e 4
Descritor  9 e 12
Identificar a finalidade de textos de diferente gênero.

Habilidade avaliada
Reconhecer o gênero ao qual se refere ao texto-base, identificando, dessa forma, qual o objetivo do texto: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar etc.
Sugestões
É importante que no trabalho com esse descritor, sejam criadas estratégias de ensino em que se discuta a diferença entre relatar uma informação ou informar algo, enfatizando-se que, ao relatar, você estará contando um fato e trabalhando com textos narrativos, necessariamente, e, ao informar, tem-se o propósito de apresentar idéias ou conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o conhecimento do leitor.
Além disso, é importante que o professor trabalhe em sala de aula com textos de gêneros variados: noticias, avisos, anúncios, cartas, artigos, entre outros, evidenciando não o assunto do texto, mas a sua finalidade. Por exemplo, o aluno deve saber para que serve um currículo, ou um artigo de lei.
Percentual de acertos

3 – 78%

                        4 – 59%








Questão 5
Descritor 17
Identificar o efeito de sentido decorrente ao uso da pontuação.

Habilidade avaliada
Um item relativo a essa habilidade deve, portanto, conceder primazia aos efeitos discursivos produzidos por notações como itálico, negrito, caixa alta etc. e pelo uso dos sinais; muito mais, portanto, do que, simplesmente, a identificação de suas funções na sintaxe da frase.
Sugestões
Ao longo do processo de leitura, podemos oferecer aos nossos alunos o contato com gêneros textuais que utilizam largamente recursos, como propagandas, reportagens, quadrinhos, entre outros, orientando-os a perceber e analisar os efeitos de sentido de sinais de pontuação (travessão, interrogação, exclamação, reticências, etc) e das notações (itálico, negrito, caixa alta, entre outros) como elementos significativos para a construção de sentidos.
Percentual de acertos

84%

Questão 6
Descritor 8
Estabelecer a relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Habilidade avaliada
Identifique os elementos que são apresentados como fatores que reforçam, sustentam ou confirmam uma determinada tese, ou seja, que o leitor compreenda a relação entre a tese e seus argumentos. Trata-se de um descritor importante para alunos de ensino médio, já que esses devem apresentar maior capacidade lidar com o pensamento lógico Fe com o raciocínio abstrato.
Sugestões
O professor deve trabalhar, em sala de aula, com textos argumentativos para que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver habilidades de identificar as teses e os argumentos utilizados pelos autores para sustentá-los. Essa tarefa exige que o leitor reconheça o ponto de vista que está sendo defendido. O grau de dificuldade dessa tarefa será maior se um mesmo texto apresentar mais de uma tese.
Percentual de acertos

81%

Questão 7
Descritor 10
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Habilidade avaliada
Relacionar uma informação dada a outra informação nova introduzida por meio do uso de um pronome.
Sugestões
O professor, ao trabalhar o texto com os alunos, deve exercitar a coesão textual, isto é, a relação que as palavras e frases de um texto mantêm entre si. Sugere-se que o professor trabalhe, na 4ª série/5º ano, principalmente, a referencia pessoal, representada pelos pronomes pessoais e a coesão textual, por meio da reiteração de termos sinônimos ou palavras afins que pertençam a um mesmo campo semântico. Os textos verbais, de gêneros variados, prestam-se a esse tipo de exercício.
Percentual de acertos

84%















Questão 8
Descritor 14
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Habilidade avaliada
Reconhecimento dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuação ou de outras formas de notação. O aluno identifica esses efeitos da pontuação (travessão, aspas, reticências, interrogação, exclamação, entre outros) e notações como tamanho de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito, entre outros, e atribui sentido a eles,
Sugestões
Para trabalhar no texto os sinais de pontuação e as anotações, especificamente, o professor pode orientar os alunos, ao longo do processo de leitura, a perceber e analisar a função desses sinais como elementos significativos para construção de sentidos e não apenas para sua função gramatical.
Percentual de acertos

81%
Questão 9
Descritor 6
Identificar o tema de um texto.
Habilidade avaliada
Por meio de itens referentes a esse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar, no texto, um fato relatado e diferenciá-lo do comentário que o autor, ou o narrador, ou o personagem fazem sobre esse fato.
Sugestões
Esse resultado reforça a necessidade de a escola trabalhar em um nível de atividade que ultrapasse a superfície do texto, conduzindo o aluno a estabelecer relações entre as informações explicitas e implícitas, a fim de que ele faça referencias textuais e elabore uma síntese do texto. Os textos informativos são excelentes para se desenvolver essa hablidade.
Percentual de acertos

68%






Questão 10
Descritor 10
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.
Habilidade avaliada
Por meio de itens deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presença de marcas lingüísticas (o tipo de vocabulário, o assunto etc.), evidenciando, também, a importância do domínio das variações lingüísticas que estão presentes na nossa sociedade.
Sugestões
Essa competência (variação lingüística) deve ser trabalhada na sala de aula para que os alunos possam desenvolver as habilidades de reconhecer e identificar as marcas lingüísticas empregadas nos diversos domínios sociais. Para isso, o professor deve selecionar textos que evidenciem eventos de letramento com larga utilização das variantes de pronomes de tratamento, tirinhas, especialmente as de Chico Bento, revistas em quadrinho, trechos de diário, narrativa.
Percentual de acertos

46%










Descrição: LOGOEMPIR-               SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO                                                                                   
ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INACIO ROSA
RESULTADO E ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – 1º BIMESTRE

Disciplina: Língua Portuguesa    -  Série: 6º ano         Turno: Vespertino

Questão 1
Descritor 1
Localizar informações explicitas em um texto.
Habilidade avaliada
Identificar determinada informação entre várias outras expressas no texto.
Sugestões
Os professores podem ajudar os alunos, por exemplo, levando para a sala de aula textos de diferentes gêneros e temáticas variadas para que as atividades de leitura sejam diversificadas.
Percentual de acertos

55%
Questão 2
Descritor 8
Estabelecer causa e conseqüência entre partes e elementos do texto.

Habilidade avaliada
Reconhecer relações de causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré-condição, entre outras.
Sugestões
Para trabalhar as relações de causa e conseqüência, o professor pode se valer de textos  verbais de gêneros variados, em que os alunos possam reconhecer as múltiplas relações que contribuem para dar ao texto coerência e coesão. As noticias de jornais, por exemplo, são excelentes para trabalhar essa habilidade.
Percentual de acertos

50%






Questão 3 e 4
Descritor  9 e 12
Identificar a finalidade de textos de diferente gênero.

Habilidade avaliada
Reconhecer o gênero ao qual se refere ao texto-base, identificando, dessa forma, qual o objetivo do texto: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar etc.
Sugestões
É importante que no trabalho com esse descritor, sejam criadas estratégias de ensino em que se discuta a diferença entre relatar uma informação ou informar algo, enfatizando-se que, ao relatar, você estará contando um fato e trabalhando com textos narrativos, necessariamente, e, ao informar, tem-se o propósito de apresentar idéias ou conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o conhecimento do leitor.
Além disso, é importante que o professor trabalhe em sala de aula com textos de gêneros variados: noticias, avisos, anúncios, cartas, artigos, entre outros, evidenciando não o assunto do texto, mas a sua finalidade. Por exemplo, o aluno deve saber para que serve um currículo, ou um artigo de lei.
Percentual de acertos

3 – 36%

                        4 – 71%








Questão 5
Descritor 17
Identificar o efeito de sentido decorrente ao uso da pontuação.

Habilidade avaliada
Um item relativo a essa habilidade deve, portanto, conceder primazia aos efeitos discursivos produzidos por notações como itálico, negrito, caixa alta etc. e pelo uso dos sinais; muito mais, portanto, do que, simplesmente, a identificação de suas funções na sintaxe da frase.
Sugestões
Ao longo do processo de leitura, podemos oferecer aos nossos alunos o contato com gêneros textuais que utilizam largamente recursos, como propagandas, reportagens, quadrinhos, entre outros, orientando-os a perceber e analisar os efeitos de sentido de sinais de pontuação (travessão, interrogação, exclamação, reticências, etc) e das notações (itálico, negrito, caixa alta, entre outros) como elementos significativos para a construção de sentidos.
Percentual de acertos

40%

Questão 6
Descritor 8
Estabelecer a relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Habilidade avaliada
Identifique os elementos que são apresentados como fatores que reforçam, sustentam ou confirmam uma determinada tese, ou seja, que o leitor compreenda a relação entre a tese e seus argumentos. Trata-se de um descritor importante para alunos de ensino médio, já que esses devem apresentar maior capacidade lidar com o pensamento lógico Fe com o raciocínio abstrato.
Sugestões
O professor deve trabalhar, em sala de aula, com textos argumentativos para que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver habilidades de identificar as teses e os argumentos utilizados pelos autores para sustentá-los. Essa tarefa exige que o leitor reconheça o ponto de vista que está sendo defendido. O grau de dificuldade dessa tarefa será maior se um mesmo texto apresentar mais de uma tese.
Percentual de acertos

55%

Questão 7
Descritor 10
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Habilidade avaliada
Relacionar uma informação dada a outra informação nova introduzida por meio do uso de um pronome.
Sugestões
O professor, ao trabalhar o texto com os alunos, deve exercitar a coesão textual, isto é, a relação que as palavras e frases de um texto mantêm entre si. Sugere-se que o professor trabalhe, na 4ª série/5º ano, principalmente, a referencia pessoal, representada pelos pronomes pessoais e a coesão textual, por meio da reiteração de termos sinônimos ou palavras afins que pertençam a um mesmo campo semântico. Os textos verbais, de gêneros variados, prestam-se a esse tipo de exercício.
Percentual de acertos

55%















Questão 8
Descritor 14
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Habilidade avaliada
Reconhecimento dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuação ou de outras formas de notação. O aluno identifica esses efeitos da pontuação (travessão, aspas, reticências, interrogação, exclamação, entre outros) e notações como tamanho de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito, entre outros, e atribui sentido a eles,
Sugestões
Para trabalhar no texto os sinais de pontuação e as anotações, especificamente, o professor pode orientar os alunos, ao longo do processo de leitura, a perceber e analisar a função desses sinais como elementos significativos para construção de sentidos e não apenas para sua função gramatical.
Percentual de acertos

32%
Questão 9
Descritor 6
Identificar o tema de um texto.
Habilidade avaliada
Por meio de itens referentes a esse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar, no texto, um fato relatado e diferenciá-lo do comentário que o autor, ou o narrador, ou o personagem fazem sobre esse fato.
Sugestões
Esse resultado reforça a necessidade de a escola trabalhar em um nível de atividade que ultrapasse a superfície do texto, conduzindo o aluno a estabelecer relações entre as informações explicitas e implícitas, a fim de que ele faça referencias textuais e elabore uma síntese do texto. Os textos informativos são excelentes para se desenvolver essa hablidade.
Percentual de acertos

41%






Questão 10
Descritor 10
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.
Habilidade avaliada
Por meio de itens deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presença de marcas lingüísticas (o tipo de vocabulário, o assunto etc.), evidenciando, também, a importância do domínio das variações lingüísticas que estão presentes na nossa sociedade.
Sugestões
Essa competência (variação lingüística) deve ser trabalhada na sala de aula para que os alunos possam desenvolver as habilidades de reconhecer e identificar as marcas lingüísticas empregadas nos diversos domínios sociais. Para isso, o professor deve selecionar textos que evidenciem eventos de letramento com larga utilização das variantes de pronomes de tratamento, tirinhas, especialmente as de Chico Bento, revistas em quadrinho, trechos de diário, narrativa.
Percentual de acertos

32%










Descrição: LOGOEMPIR-               SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO                                                                                   
ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INACIO ROSA
RESULTADO E ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – 1º BIMESTRE

Disciplina: Língua Portuguesa    -  Série: 7º ano         Turno: Vespertino

Questão 1
Descritor 1
Localizar informações explicitas em um texto.
Habilidade avaliada
Identificar determinada informação entre várias outras expressas no texto.
Sugestões
Os professores podem ajudar os alunos, por exemplo, levando para a sala de aula textos de diferentes gêneros e temáticas variadas para que as atividades de leitura sejam diversificadas.
Percentual de acertos

50%
Questão 2
Descritor 8
Estabelecer causa e conseqüência entre partes e elementos do texto.

Habilidade avaliada
Reconhecer relações de causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré-condição, entre outras.
Sugestões
Para trabalhar as relações de causa e conseqüência, o professor pode se valer de textos  verbais de gêneros variados, em que os alunos possam reconhecer as múltiplas relações que contribuem para dar ao texto coerência e coesão. As noticias de jornais, por exemplo, são excelentes para trabalhar essa habilidade.
Percentual de acertos

52%






Questão 3 e 4
Descritor  9 e 12
Identificar a finalidade de textos de diferente gênero.

Habilidade avaliada
Reconhecer o gênero ao qual se refere ao texto-base, identificando, dessa forma, qual o objetivo do texto: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar etc.
Sugestões
É importante que no trabalho com esse descritor, sejam criadas estratégias de ensino em que se discuta a diferença entre relatar uma informação ou informar algo, enfatizando-se que, ao relatar, você estará contando um fato e trabalhando com textos narrativos, necessariamente, e, ao informar, tem-se o propósito de apresentar idéias ou conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o conhecimento do leitor.
Além disso, é importante que o professor trabalhe em sala de aula com textos de gêneros variados: noticias, avisos, anúncios, cartas, artigos, entre outros, evidenciando não o assunto do texto, mas a sua finalidade. Por exemplo, o aluno deve saber para que serve um currículo, ou um artigo de lei.
Percentual de acertos

3 – 54%

                        4 – 76%








Questão 5
Descritor 17
Identificar o efeito de sentido decorrente ao uso da pontuação.

Habilidade avaliada
Um item relativo a essa habilidade deve, portanto, conceder primazia aos efeitos discursivos produzidos por notações como itálico, negrito, caixa alta etc. e pelo uso dos sinais; muito mais, portanto, do que, simplesmente, a identificação de suas funções na sintaxe da frase.
Sugestões
Ao longo do processo de leitura, podemos oferecer aos nossos alunos o contato com gêneros textuais que utilizam largamente recursos, como propagandas, reportagens, quadrinhos, entre outros, orientando-os a perceber e analisar os efeitos de sentido de sinais de pontuação (travessão, interrogação, exclamação, reticências, etc) e das notações (itálico, negrito, caixa alta, entre outros) como elementos significativos para a construção de sentidos.
Percentual de acertos

46%

Questão 6
Descritor 8
Estabelecer a relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Habilidade avaliada
Identifique os elementos que são apresentados como fatores que reforçam, sustentam ou confirmam uma determinada tese, ou seja, que o leitor compreenda a relação entre a tese e seus argumentos. Trata-se de um descritor importante para alunos de ensino médio, já que esses devem apresentar maior capacidade lidar com o pensamento lógico Fe com o raciocínio abstrato.
Sugestões
O professor deve trabalhar, em sala de aula, com textos argumentativos para que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver habilidades de identificar as teses e os argumentos utilizados pelos autores para sustentá-los. Essa tarefa exige que o leitor reconheça o ponto de vista que está sendo defendido. O grau de dificuldade dessa tarefa será maior se um mesmo texto apresentar mais de uma tese.
Percentual de acertos

54%

Questão 7
Descritor 10
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Habilidade avaliada
Relacionar uma informação dada a outra informação nova introduzida por meio do uso de um pronome.
Sugestões
O professor, ao trabalhar o texto com os alunos, deve exercitar a coesão textual, isto é, a relação que as palavras e frases de um texto mantêm entre si. Sugere-se que o professor trabalhe, na 4ª série/5º ano, principalmente, a referencia pessoal, representada pelos pronomes pessoais e a coesão textual, por meio da reiteração de termos sinônimos ou palavras afins que pertençam a um mesmo campo semântico. Os textos verbais, de gêneros variados, prestam-se a esse tipo de exercício.
Percentual de acertos

68%















Questão 8
Descritor 14
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Habilidade avaliada
Reconhecimento dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuação ou de outras formas de notação. O aluno identifica esses efeitos da pontuação (travessão, aspas, reticências, interrogação, exclamação, entre outros) e notações como tamanho de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito, entre outros, e atribui sentido a eles,
Sugestões
Para trabalhar no texto os sinais de pontuação e as anotações, especificamente, o professor pode orientar os alunos, ao longo do processo de leitura, a perceber e analisar a função desses sinais como elementos significativos para construção de sentidos e não apenas para sua função gramatical.
Percentual de acertos

48%
Questão 9
Descritor 6
Identificar o tema de um texto.
Habilidade avaliada
Por meio de itens referentes a esse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar, no texto, um fato relatado e diferenciá-lo do comentário que o autor, ou o narrador, ou o personagem fazem sobre esse fato.
Sugestões
Esse resultado reforça a necessidade de a escola trabalhar em um nível de atividade que ultrapasse a superfície do texto, conduzindo o aluno a estabelecer relações entre as informações explicitas e implícitas, a fim de que ele faça referencias textuais e elabore uma síntese do texto. Os textos informativos são excelentes para se desenvolver essa hablidade.
Percentual de acertos

52%






Questão 10
Descritor 10
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.
Habilidade avaliada
Por meio de itens deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presença de marcas lingüísticas (o tipo de vocabulário, o assunto etc.), evidenciando, também, a importância do domínio das variações lingüísticas que estão presentes na nossa sociedade.
Sugestões
Essa competência (variação lingüística) deve ser trabalhada na sala de aula para que os alunos possam desenvolver as habilidades de reconhecer e identificar as marcas lingüísticas empregadas nos diversos domínios sociais. Para isso, o professor deve selecionar textos que evidenciem eventos de letramento com larga utilização das variantes de pronomes de tratamento, tirinhas, especialmente as de Chico Bento, revistas em quadrinho, trechos de diário, narrativa.
Percentual de acertos

40%















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