
ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INACIO ROSA
RESULTADO E ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
– 1º BIMESTRE
Disciplina: Língua Portuguesa -
Série: 7º ano Turno:
Matutino
Questão 1
|
|||
Descritor 1
Localizar
informações explicitas em um texto.
|
Habilidade avaliada
Identificar
determinada informação entre várias outras expressas no texto.
|
Sugestões
Os
professores podem ajudar os alunos, por exemplo, levando para a sala de aula
textos de diferentes gêneros e temáticas variadas para que as atividades de
leitura sejam diversificadas.
|
Percentual de acertos
48%
|
Questão 2
|
|||
Descritor 8
Estabelecer
causa e conseqüência entre partes e elementos do texto.
|
Habilidade avaliada
Reconhecer
relações de causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e comprovação,
justificativa, motivo e comportamento, pré-condição, entre outras.
|
Sugestões
Para
trabalhar as relações de causa e conseqüência, o professor pode se valer de
textos verbais de gêneros variados, em
que os alunos possam reconhecer as múltiplas relações que contribuem para dar
ao texto coerência e coesão. As noticias de jornais, por exemplo, são
excelentes para trabalhar essa habilidade.
|
Percentual de acertos
50%
|
Questão 3 e 4
|
|||
Descritor 9 e
12
Identificar
a finalidade de textos de diferente gênero.
|
Habilidade avaliada
Reconhecer
o gênero ao qual se refere ao texto-base, identificando, dessa forma, qual o
objetivo do texto: informar, convencer, advertir, instruir, explicar,
comentar, divertir, solicitar, recomendar etc.
|
Sugestões
É
importante que no trabalho com esse descritor, sejam criadas estratégias de
ensino em que se discuta a diferença entre relatar uma informação ou informar
algo, enfatizando-se que, ao relatar, você estará contando um fato e trabalhando
com textos narrativos, necessariamente, e, ao informar, tem-se o propósito de
apresentar idéias ou conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o
conhecimento do leitor.
Além
disso, é importante que o professor trabalhe em sala de aula com textos de
gêneros variados: noticias, avisos, anúncios, cartas, artigos, entre outros,
evidenciando não o assunto do texto, mas a sua finalidade. Por exemplo, o
aluno deve saber para que serve um currículo, ou um artigo de lei.
|
Percentual de acertos
3 – 49%
4 – 73%
|
Questão 5
|
|||
Descritor 17
Identificar
o efeito de sentido decorrente ao uso da pontuação.
|
Habilidade avaliada
Um item
relativo a essa habilidade deve, portanto, conceder primazia aos efeitos
discursivos produzidos por notações como itálico, negrito, caixa alta etc. e
pelo uso dos sinais; muito mais, portanto, do que, simplesmente, a
identificação de suas funções na sintaxe da frase.
|
Sugestões
Ao longo
do processo de leitura, podemos oferecer aos nossos alunos o contato com
gêneros textuais que utilizam largamente recursos, como propagandas,
reportagens, quadrinhos, entre outros, orientando-os a perceber e analisar os
efeitos de sentido de sinais de pontuação (travessão, interrogação,
exclamação, reticências, etc) e das notações (itálico, negrito, caixa alta,
entre outros) como elementos significativos para a construção de sentidos.
|
Percentual de acertos
43%
|
Questão 6
|
|||
Descritor 8
Estabelecer
a relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
|
Habilidade avaliada
Identifique
os elementos que são apresentados como fatores que reforçam, sustentam ou
confirmam uma determinada tese, ou seja, que o leitor compreenda a relação entre
a tese e seus argumentos. Trata-se de um descritor importante para alunos de
ensino médio, já que esses devem apresentar maior capacidade lidar com o
pensamento lógico Fe com o raciocínio abstrato.
|
Sugestões
O
professor deve trabalhar, em sala de aula, com textos argumentativos para que
os alunos tenham a oportunidade de desenvolver habilidades de identificar as
teses e os argumentos utilizados pelos autores para sustentá-los. Essa tarefa
exige que o leitor reconheça o ponto de vista que está sendo defendido. O
grau de dificuldade dessa tarefa será maior se um mesmo texto apresentar mais
de uma tese.
|
Percentual de acertos
38%
|
Questão 7
|
|||
Descritor 10
Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que
contribuem para a continuidade de um texto.
|
Habilidade avaliada
Relacionar
uma informação dada a outra informação nova introduzida por meio do uso de um
pronome.
|
Sugestões
O
professor, ao trabalhar o texto com os alunos, deve exercitar a coesão textual,
isto é, a relação que as palavras e frases de um texto mantêm entre si.
Sugere-se que o professor trabalhe, na 4ª série/5º ano, principalmente, a
referencia pessoal, representada pelos pronomes pessoais e a coesão textual,
por meio da reiteração de termos sinônimos ou palavras afins que pertençam a
um mesmo campo semântico. Os textos verbais, de gêneros variados, prestam-se
a esse tipo de exercício.
|
Percentual de acertos
63%
|
Questão 8
|
|||
Descritor 14
Identificar
o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
|
Habilidade avaliada
Reconhecimento
dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuação ou de outras
formas de notação. O aluno identifica esses efeitos da pontuação (travessão,
aspas, reticências, interrogação, exclamação, entre outros) e notações como
tamanho de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito, entre outros, e
atribui sentido a eles,
|
Sugestões
Para
trabalhar no texto os sinais de pontuação e as anotações, especificamente, o
professor pode orientar os alunos, ao longo do processo de leitura, a
perceber e analisar a função desses sinais como elementos significativos para
construção de sentidos e não apenas para sua função gramatical.
|
Percentual de acertos
57%
|
Questão 9
|
|||
Descritor 6
Identificar
o tema de um texto.
|
Habilidade avaliada
Por meio
de itens referentes a esse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno
identificar, no texto, um fato relatado e diferenciá-lo do comentário que o autor,
ou o narrador, ou o personagem fazem sobre esse fato.
|
Sugestões
Esse
resultado reforça a necessidade de a escola trabalhar em um nível de
atividade que ultrapasse a superfície do texto, conduzindo o aluno a estabelecer
relações entre as informações explicitas e implícitas, a fim de que ele faça
referencias textuais e elabore uma síntese do texto. Os textos informativos
são excelentes para se desenvolver essa hablidade.
|
Percentual de acertos
37%
|
Questão 10
|
|||
Descritor 10
Identificar
as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.
|
Habilidade avaliada
Por meio
de itens deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar
quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presença de
marcas lingüísticas (o tipo de vocabulário, o assunto etc.), evidenciando,
também, a importância do domínio das variações lingüísticas que estão
presentes na nossa sociedade.
|
Sugestões
Essa
competência (variação lingüística) deve ser trabalhada na sala de aula para
que os alunos possam desenvolver as habilidades de reconhecer e identificar
as marcas lingüísticas empregadas nos diversos domínios sociais. Para isso, o
professor deve selecionar textos que evidenciem eventos de letramento com
larga utilização das variantes de pronomes de tratamento, tirinhas,
especialmente as de Chico Bento, revistas em quadrinho, trechos de diário,
narrativa.
|
Percentual de acertos
37%
|

ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INACIO ROSA
RESULTADO E ANÁLISE DA AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA – 1º BIMESTRE
Disciplina: Língua Portuguesa -
Série: 8º ano Turno:
Matutino
Questão 1
|
|||
Descritor 1
Localizar
informações explicitas em um texto.
|
Habilidade avaliada
Identificar
determinada informação entre várias outras expressas no texto.
|
Sugestões
Os professores
podem ajudar os alunos, por exemplo, levando para a sala de aula textos de
diferentes gêneros e temáticas variadas para que as atividades de leitura
sejam diversificadas.
|
Percentual de acertos
47%
|
Questão 2
|
|||
Descritor 8
Estabelecer
causa e conseqüência entre partes e elementos do texto.
|
Habilidade avaliada
Reconhecer
relações de causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e
comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré-condição, entre
outras.
|
Sugestões
Para
trabalhar as relações de causa e conseqüência, o professor pode se valer de
textos verbais de gêneros variados, em
que os alunos possam reconhecer as múltiplas relações que contribuem para dar
ao texto coerência e coesão. As noticias de jornais, por exemplo, são
excelentes para trabalhar essa habilidade.
|
Percentual de acertos
50%
|
Questão 3 e 4
|
|||
Descritor 9 e
12
Identificar
a finalidade de textos de diferente gênero.
|
Habilidade avaliada
Reconhecer
o gênero ao qual se refere ao texto-base, identificando, dessa forma, qual o
objetivo do texto: informar, convencer, advertir, instruir, explicar,
comentar, divertir, solicitar, recomendar etc.
|
Sugestões
É importante
que no trabalho com esse descritor, sejam criadas estratégias de ensino em
que se discuta a diferença entre relatar uma informação ou informar algo,
enfatizando-se que, ao relatar, você estará contando um fato e trabalhando
com textos narrativos, necessariamente, e, ao informar, tem-se o propósito de
apresentar idéias ou conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o
conhecimento do leitor.
Além
disso, é importante que o professor trabalhe em sala de aula com textos de
gêneros variados: noticias, avisos, anúncios, cartas, artigos, entre outros,
evidenciando não o assunto do texto, mas a sua finalidade. Por exemplo, o
aluno deve saber para que serve um currículo, ou um artigo de lei.
|
Percentual de acertos
3 – 71%
4 – 80%
|
Questão 5
|
|||
Descritor 17
Identificar
o efeito de sentido decorrente ao uso da pontuação.
|
Habilidade avaliada
Um item
relativo a essa habilidade deve, portanto, conceder primazia aos efeitos discursivos
produzidos por notações como itálico, negrito, caixa alta etc. e pelo uso dos
sinais; muito mais, portanto, do que, simplesmente, a identificação de suas
funções na sintaxe da frase.
|
Sugestões
Ao longo
do processo de leitura, podemos oferecer aos nossos alunos o contato com
gêneros textuais que utilizam largamente recursos, como propagandas,
reportagens, quadrinhos, entre outros, orientando-os a perceber e analisar os
efeitos de sentido de sinais de pontuação (travessão, interrogação, exclamação,
reticências, etc) e das notações (itálico, negrito, caixa alta, entre outros)
como elementos significativos para a construção de sentidos.
|
Percentual de acertos
61%
|
Questão 6
|
|||
Descritor 8
Estabelecer
a relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
|
Habilidade avaliada
Identifique
os elementos que são apresentados como fatores que reforçam, sustentam ou
confirmam uma determinada tese, ou seja, que o leitor compreenda a relação
entre a tese e seus argumentos. Trata-se de um descritor importante para
alunos de ensino médio, já que esses devem apresentar maior capacidade lidar
com o pensamento lógico Fe com o raciocínio abstrato.
|
Sugestões
O
professor deve trabalhar, em sala de aula, com textos argumentativos para que
os alunos tenham a oportunidade de desenvolver habilidades de identificar as
teses e os argumentos utilizados pelos autores para sustentá-los. Essa tarefa
exige que o leitor reconheça o ponto de vista que está sendo defendido. O
grau de dificuldade dessa tarefa será maior se um mesmo texto apresentar mais
de uma tese.
|
Percentual de acertos
63%
|
Questão 7
|
|||
Descritor 10
Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que
contribuem para a continuidade de um texto.
|
Habilidade avaliada
Relacionar
uma informação dada a outra informação nova introduzida por meio do uso de um
pronome.
|
Sugestões
O
professor, ao trabalhar o texto com os alunos, deve exercitar a coesão textual,
isto é, a relação que as palavras e frases de um texto mantêm entre si.
Sugere-se que o professor trabalhe, na 4ª série/5º ano, principalmente, a
referencia pessoal, representada pelos pronomes pessoais e a coesão textual,
por meio da reiteração de termos sinônimos ou palavras afins que pertençam a
um mesmo campo semântico. Os textos verbais, de gêneros variados, prestam-se
a esse tipo de exercício.
|
Percentual de acertos
64%
|
Questão 8
|
|||
Descritor 14
Identificar
o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
|
Habilidade avaliada
Reconhecimento
dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuação ou de outras
formas de notação. O aluno identifica esses efeitos da pontuação (travessão,
aspas, reticências, interrogação, exclamação, entre outros) e notações como
tamanho de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito, entre outros, e
atribui sentido a eles,
|
Sugestões
Para
trabalhar no texto os sinais de pontuação e as anotações, especificamente, o
professor pode orientar os alunos, ao longo do processo de leitura, a
perceber e analisar a função desses sinais como elementos significativos para
construção de sentidos e não apenas para sua função gramatical.
|
Percentual de acertos
69%
|
Questão 9
|
|||
Descritor 6
Identificar
o tema de um texto.
|
Habilidade avaliada
Por meio
de itens referentes a esse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno
identificar, no texto, um fato relatado e diferenciá-lo do comentário que o autor,
ou o narrador, ou o personagem fazem sobre esse fato.
|
Sugestões
Esse
resultado reforça a necessidade de a escola trabalhar em um nível de
atividade que ultrapasse a superfície do texto, conduzindo o aluno a estabelecer
relações entre as informações explicitas e implícitas, a fim de que ele faça
referencias textuais e elabore uma síntese do texto. Os textos informativos
são excelentes para se desenvolver essa hablidade.
|
Percentual de acertos
61%
|
Questão 10
|
|||
Descritor 10
Identificar
as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.
|
Habilidade avaliada
Por meio
de itens deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar
quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presença de
marcas lingüísticas (o tipo de vocabulário, o assunto etc.), evidenciando,
também, a importância do domínio das variações lingüísticas que estão
presentes na nossa sociedade.
|
Sugestões
Essa
competência (variação lingüística) deve ser trabalhada na sala de aula para
que os alunos possam desenvolver as habilidades de reconhecer e identificar
as marcas lingüísticas empregadas nos diversos domínios sociais. Para isso, o
professor deve selecionar textos que evidenciem eventos de letramento com
larga utilização das variantes de pronomes de tratamento, tirinhas,
especialmente as de Chico Bento, revistas em quadrinho, trechos de diário,
narrativa.
|
Percentual de acertos
36%
|

ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INACIO ROSA
RESULTADO E ANÁLISE DA AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA – 1º BIMESTRE
Disciplina: Língua Portuguesa -
Série: 9º ano Turno:
Matutino
Questão 1
|
|||
Descritor 1
Localizar
informações explicitas em um texto.
|
Habilidade avaliada
Identificar
determinada informação entre várias outras expressas no texto.
|
Sugestões
Os professores
podem ajudar os alunos, por exemplo, levando para a sala de aula textos de
diferentes gêneros e temáticas variadas para que as atividades de leitura
sejam diversificadas.
|
Percentual de acertos
59%
|
Questão 2
|
|||
Descritor 8
Estabelecer
causa e conseqüência entre partes e elementos do texto.
|
Habilidade avaliada
Reconhecer
relações de causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e
comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré-condição, entre
outras.
|
Sugestões
Para
trabalhar as relações de causa e conseqüência, o professor pode se valer de
textos verbais de gêneros variados, em
que os alunos possam reconhecer as múltiplas relações que contribuem para dar
ao texto coerência e coesão. As noticias de jornais, por exemplo, são
excelentes para trabalhar essa habilidade.
|
Percentual de acertos
84%
|
Questão 3 e 4
|
|||
Descritor 9 e
12
Identificar
a finalidade de textos de diferente gênero.
|
Habilidade avaliada
Reconhecer
o gênero ao qual se refere ao texto-base, identificando, dessa forma, qual o
objetivo do texto: informar, convencer, advertir, instruir, explicar,
comentar, divertir, solicitar, recomendar etc.
|
Sugestões
É importante
que no trabalho com esse descritor, sejam criadas estratégias de ensino em
que se discuta a diferença entre relatar uma informação ou informar algo,
enfatizando-se que, ao relatar, você estará contando um fato e trabalhando
com textos narrativos, necessariamente, e, ao informar, tem-se o propósito de
apresentar idéias ou conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o
conhecimento do leitor.
Além
disso, é importante que o professor trabalhe em sala de aula com textos de
gêneros variados: noticias, avisos, anúncios, cartas, artigos, entre outros,
evidenciando não o assunto do texto, mas a sua finalidade. Por exemplo, o
aluno deve saber para que serve um currículo, ou um artigo de lei.
|
Percentual de acertos
3 – 78%
4 – 59%
|
Questão 5
|
|||
Descritor 17
Identificar
o efeito de sentido decorrente ao uso da pontuação.
|
Habilidade avaliada
Um item
relativo a essa habilidade deve, portanto, conceder primazia aos efeitos discursivos
produzidos por notações como itálico, negrito, caixa alta etc. e pelo uso dos
sinais; muito mais, portanto, do que, simplesmente, a identificação de suas
funções na sintaxe da frase.
|
Sugestões
Ao longo
do processo de leitura, podemos oferecer aos nossos alunos o contato com
gêneros textuais que utilizam largamente recursos, como propagandas,
reportagens, quadrinhos, entre outros, orientando-os a perceber e analisar os
efeitos de sentido de sinais de pontuação (travessão, interrogação, exclamação,
reticências, etc) e das notações (itálico, negrito, caixa alta, entre outros)
como elementos significativos para a construção de sentidos.
|
Percentual de acertos
84%
|
Questão 6
|
|||
Descritor 8
Estabelecer
a relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
|
Habilidade avaliada
Identifique
os elementos que são apresentados como fatores que reforçam, sustentam ou
confirmam uma determinada tese, ou seja, que o leitor compreenda a relação
entre a tese e seus argumentos. Trata-se de um descritor importante para
alunos de ensino médio, já que esses devem apresentar maior capacidade lidar
com o pensamento lógico Fe com o raciocínio abstrato.
|
Sugestões
O
professor deve trabalhar, em sala de aula, com textos argumentativos para que
os alunos tenham a oportunidade de desenvolver habilidades de identificar as
teses e os argumentos utilizados pelos autores para sustentá-los. Essa tarefa
exige que o leitor reconheça o ponto de vista que está sendo defendido. O
grau de dificuldade dessa tarefa será maior se um mesmo texto apresentar mais
de uma tese.
|
Percentual de acertos
81%
|
Questão 7
|
|||
Descritor 10
Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que
contribuem para a continuidade de um texto.
|
Habilidade avaliada
Relacionar
uma informação dada a outra informação nova introduzida por meio do uso de um
pronome.
|
Sugestões
O
professor, ao trabalhar o texto com os alunos, deve exercitar a coesão textual,
isto é, a relação que as palavras e frases de um texto mantêm entre si.
Sugere-se que o professor trabalhe, na 4ª série/5º ano, principalmente, a
referencia pessoal, representada pelos pronomes pessoais e a coesão textual,
por meio da reiteração de termos sinônimos ou palavras afins que pertençam a
um mesmo campo semântico. Os textos verbais, de gêneros variados, prestam-se
a esse tipo de exercício.
|
Percentual de acertos
84%
|
Questão 8
|
|||
Descritor 14
Identificar
o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
|
Habilidade avaliada
Reconhecimento
dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuação ou de outras
formas de notação. O aluno identifica esses efeitos da pontuação (travessão,
aspas, reticências, interrogação, exclamação, entre outros) e notações como
tamanho de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito, entre outros, e
atribui sentido a eles,
|
Sugestões
Para
trabalhar no texto os sinais de pontuação e as anotações, especificamente, o
professor pode orientar os alunos, ao longo do processo de leitura, a
perceber e analisar a função desses sinais como elementos significativos para
construção de sentidos e não apenas para sua função gramatical.
|
Percentual de acertos
81%
|
Questão 9
|
|||
Descritor 6
Identificar
o tema de um texto.
|
Habilidade avaliada
Por meio
de itens referentes a esse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno
identificar, no texto, um fato relatado e diferenciá-lo do comentário que o autor,
ou o narrador, ou o personagem fazem sobre esse fato.
|
Sugestões
Esse
resultado reforça a necessidade de a escola trabalhar em um nível de
atividade que ultrapasse a superfície do texto, conduzindo o aluno a estabelecer
relações entre as informações explicitas e implícitas, a fim de que ele faça
referencias textuais e elabore uma síntese do texto. Os textos informativos
são excelentes para se desenvolver essa hablidade.
|
Percentual de acertos
68%
|
Questão 10
|
|||
Descritor 10
Identificar
as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.
|
Habilidade avaliada
Por meio
de itens deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar
quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presença de
marcas lingüísticas (o tipo de vocabulário, o assunto etc.), evidenciando,
também, a importância do domínio das variações lingüísticas que estão
presentes na nossa sociedade.
|
Sugestões
Essa
competência (variação lingüística) deve ser trabalhada na sala de aula para
que os alunos possam desenvolver as habilidades de reconhecer e identificar
as marcas lingüísticas empregadas nos diversos domínios sociais. Para isso, o
professor deve selecionar textos que evidenciem eventos de letramento com
larga utilização das variantes de pronomes de tratamento, tirinhas,
especialmente as de Chico Bento, revistas em quadrinho, trechos de diário,
narrativa.
|
Percentual de acertos
46%
|

ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INACIO ROSA
RESULTADO E ANÁLISE DA AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA – 1º BIMESTRE
Disciplina: Língua Portuguesa -
Série: 6º ano Turno:
Vespertino
Questão 1
|
|||
Descritor 1
Localizar
informações explicitas em um texto.
|
Habilidade avaliada
Identificar
determinada informação entre várias outras expressas no texto.
|
Sugestões
Os
professores podem ajudar os alunos, por exemplo, levando para a sala de aula
textos de diferentes gêneros e temáticas variadas para que as atividades de
leitura sejam diversificadas.
|
Percentual de acertos
55%
|
Questão 2
|
|||
Descritor 8
Estabelecer
causa e conseqüência entre partes e elementos do texto.
|
Habilidade avaliada
Reconhecer
relações de causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e
comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré-condição, entre
outras.
|
Sugestões
Para
trabalhar as relações de causa e conseqüência, o professor pode se valer de
textos verbais de gêneros variados, em
que os alunos possam reconhecer as múltiplas relações que contribuem para dar
ao texto coerência e coesão. As noticias de jornais, por exemplo, são
excelentes para trabalhar essa habilidade.
|
Percentual de acertos
50%
|
Questão 3 e 4
|
|||
Descritor 9 e
12
Identificar
a finalidade de textos de diferente gênero.
|
Habilidade avaliada
Reconhecer
o gênero ao qual se refere ao texto-base, identificando, dessa forma, qual o
objetivo do texto: informar, convencer, advertir, instruir, explicar,
comentar, divertir, solicitar, recomendar etc.
|
Sugestões
É importante
que no trabalho com esse descritor, sejam criadas estratégias de ensino em
que se discuta a diferença entre relatar uma informação ou informar algo,
enfatizando-se que, ao relatar, você estará contando um fato e trabalhando
com textos narrativos, necessariamente, e, ao informar, tem-se o propósito de
apresentar idéias ou conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o
conhecimento do leitor.
Além
disso, é importante que o professor trabalhe em sala de aula com textos de
gêneros variados: noticias, avisos, anúncios, cartas, artigos, entre outros,
evidenciando não o assunto do texto, mas a sua finalidade. Por exemplo, o
aluno deve saber para que serve um currículo, ou um artigo de lei.
|
Percentual de acertos
3 – 36%
4 – 71%
|
Questão 5
|
|||
Descritor 17
Identificar
o efeito de sentido decorrente ao uso da pontuação.
|
Habilidade avaliada
Um item
relativo a essa habilidade deve, portanto, conceder primazia aos efeitos discursivos
produzidos por notações como itálico, negrito, caixa alta etc. e pelo uso dos
sinais; muito mais, portanto, do que, simplesmente, a identificação de suas
funções na sintaxe da frase.
|
Sugestões
Ao longo
do processo de leitura, podemos oferecer aos nossos alunos o contato com
gêneros textuais que utilizam largamente recursos, como propagandas,
reportagens, quadrinhos, entre outros, orientando-os a perceber e analisar os
efeitos de sentido de sinais de pontuação (travessão, interrogação, exclamação,
reticências, etc) e das notações (itálico, negrito, caixa alta, entre outros)
como elementos significativos para a construção de sentidos.
|
Percentual de acertos
40%
|
Questão 6
|
|||
Descritor 8
Estabelecer
a relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
|
Habilidade avaliada
Identifique
os elementos que são apresentados como fatores que reforçam, sustentam ou
confirmam uma determinada tese, ou seja, que o leitor compreenda a relação
entre a tese e seus argumentos. Trata-se de um descritor importante para
alunos de ensino médio, já que esses devem apresentar maior capacidade lidar
com o pensamento lógico Fe com o raciocínio abstrato.
|
Sugestões
O
professor deve trabalhar, em sala de aula, com textos argumentativos para que
os alunos tenham a oportunidade de desenvolver habilidades de identificar as
teses e os argumentos utilizados pelos autores para sustentá-los. Essa tarefa
exige que o leitor reconheça o ponto de vista que está sendo defendido. O
grau de dificuldade dessa tarefa será maior se um mesmo texto apresentar mais
de uma tese.
|
Percentual de acertos
55%
|
Questão 7
|
|||
Descritor 10
Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que
contribuem para a continuidade de um texto.
|
Habilidade avaliada
Relacionar
uma informação dada a outra informação nova introduzida por meio do uso de um
pronome.
|
Sugestões
O
professor, ao trabalhar o texto com os alunos, deve exercitar a coesão textual,
isto é, a relação que as palavras e frases de um texto mantêm entre si.
Sugere-se que o professor trabalhe, na 4ª série/5º ano, principalmente, a
referencia pessoal, representada pelos pronomes pessoais e a coesão textual,
por meio da reiteração de termos sinônimos ou palavras afins que pertençam a
um mesmo campo semântico. Os textos verbais, de gêneros variados, prestam-se
a esse tipo de exercício.
|
Percentual de acertos
55%
|
Questão 8
|
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Descritor 14
Identificar
o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
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Habilidade avaliada
Reconhecimento
dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuação ou de outras
formas de notação. O aluno identifica esses efeitos da pontuação (travessão,
aspas, reticências, interrogação, exclamação, entre outros) e notações como
tamanho de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito, entre outros, e
atribui sentido a eles,
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Sugestões
Para
trabalhar no texto os sinais de pontuação e as anotações, especificamente, o
professor pode orientar os alunos, ao longo do processo de leitura, a
perceber e analisar a função desses sinais como elementos significativos para
construção de sentidos e não apenas para sua função gramatical.
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Percentual de acertos
32%
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Questão 9
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Descritor 6
Identificar
o tema de um texto.
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Habilidade avaliada
Por meio
de itens referentes a esse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno
identificar, no texto, um fato relatado e diferenciá-lo do comentário que o autor,
ou o narrador, ou o personagem fazem sobre esse fato.
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Sugestões
Esse
resultado reforça a necessidade de a escola trabalhar em um nível de
atividade que ultrapasse a superfície do texto, conduzindo o aluno a estabelecer
relações entre as informações explicitas e implícitas, a fim de que ele faça
referencias textuais e elabore uma síntese do texto. Os textos informativos
são excelentes para se desenvolver essa hablidade.
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Percentual de acertos
41%
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Questão 10
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Descritor 10
Identificar
as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.
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Habilidade avaliada
Por meio
de itens deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar
quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presença de
marcas lingüísticas (o tipo de vocabulário, o assunto etc.), evidenciando,
também, a importância do domínio das variações lingüísticas que estão
presentes na nossa sociedade.
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Sugestões
Essa
competência (variação lingüística) deve ser trabalhada na sala de aula para
que os alunos possam desenvolver as habilidades de reconhecer e identificar
as marcas lingüísticas empregadas nos diversos domínios sociais. Para isso, o
professor deve selecionar textos que evidenciem eventos de letramento com
larga utilização das variantes de pronomes de tratamento, tirinhas,
especialmente as de Chico Bento, revistas em quadrinho, trechos de diário,
narrativa.
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Percentual de acertos
32%
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ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INACIO ROSA
RESULTADO E ANÁLISE DA AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA – 1º BIMESTRE
Disciplina: Língua Portuguesa -
Série: 7º ano Turno:
Vespertino
Questão 1
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Descritor 1
Localizar
informações explicitas em um texto.
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Habilidade avaliada
Identificar
determinada informação entre várias outras expressas no texto.
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Sugestões
Os professores
podem ajudar os alunos, por exemplo, levando para a sala de aula textos de
diferentes gêneros e temáticas variadas para que as atividades de leitura
sejam diversificadas.
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Percentual de acertos
50%
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Questão 2
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Descritor 8
Estabelecer
causa e conseqüência entre partes e elementos do texto.
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Habilidade avaliada
Reconhecer
relações de causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e
comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré-condição, entre
outras.
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Sugestões
Para
trabalhar as relações de causa e conseqüência, o professor pode se valer de
textos verbais de gêneros variados, em
que os alunos possam reconhecer as múltiplas relações que contribuem para dar
ao texto coerência e coesão. As noticias de jornais, por exemplo, são
excelentes para trabalhar essa habilidade.
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Percentual de acertos
52%
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Questão 3 e 4
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Descritor 9 e
12
Identificar
a finalidade de textos de diferente gênero.
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Habilidade avaliada
Reconhecer
o gênero ao qual se refere ao texto-base, identificando, dessa forma, qual o
objetivo do texto: informar, convencer, advertir, instruir, explicar,
comentar, divertir, solicitar, recomendar etc.
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Sugestões
É importante
que no trabalho com esse descritor, sejam criadas estratégias de ensino em
que se discuta a diferença entre relatar uma informação ou informar algo,
enfatizando-se que, ao relatar, você estará contando um fato e trabalhando
com textos narrativos, necessariamente, e, ao informar, tem-se o propósito de
apresentar idéias ou conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o
conhecimento do leitor.
Além
disso, é importante que o professor trabalhe em sala de aula com textos de
gêneros variados: noticias, avisos, anúncios, cartas, artigos, entre outros,
evidenciando não o assunto do texto, mas a sua finalidade. Por exemplo, o
aluno deve saber para que serve um currículo, ou um artigo de lei.
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Percentual de acertos
3 – 54%
4 – 76%
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Questão 5
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Descritor 17
Identificar
o efeito de sentido decorrente ao uso da pontuação.
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Habilidade avaliada
Um item
relativo a essa habilidade deve, portanto, conceder primazia aos efeitos discursivos
produzidos por notações como itálico, negrito, caixa alta etc. e pelo uso dos
sinais; muito mais, portanto, do que, simplesmente, a identificação de suas
funções na sintaxe da frase.
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Sugestões
Ao longo
do processo de leitura, podemos oferecer aos nossos alunos o contato com
gêneros textuais que utilizam largamente recursos, como propagandas,
reportagens, quadrinhos, entre outros, orientando-os a perceber e analisar os
efeitos de sentido de sinais de pontuação (travessão, interrogação,
exclamação, reticências, etc) e das notações (itálico, negrito, caixa alta,
entre outros) como elementos significativos para a construção de sentidos.
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Percentual de acertos
46%
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Questão 6
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Descritor 8
Estabelecer
a relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
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Habilidade avaliada
Identifique
os elementos que são apresentados como fatores que reforçam, sustentam ou
confirmam uma determinada tese, ou seja, que o leitor compreenda a relação
entre a tese e seus argumentos. Trata-se de um descritor importante para
alunos de ensino médio, já que esses devem apresentar maior capacidade lidar
com o pensamento lógico Fe com o raciocínio abstrato.
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Sugestões
O
professor deve trabalhar, em sala de aula, com textos argumentativos para que
os alunos tenham a oportunidade de desenvolver habilidades de identificar as
teses e os argumentos utilizados pelos autores para sustentá-los. Essa tarefa
exige que o leitor reconheça o ponto de vista que está sendo defendido. O
grau de dificuldade dessa tarefa será maior se um mesmo texto apresentar mais
de uma tese.
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Percentual de acertos
54%
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Questão 7
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Descritor 10
Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para a continuidade de um texto.
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Habilidade avaliada
Relacionar
uma informação dada a outra informação nova introduzida por meio do uso de um
pronome.
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Sugestões
O
professor, ao trabalhar o texto com os alunos, deve exercitar a coesão
textual, isto é, a relação que as palavras e frases de um texto mantêm entre
si. Sugere-se que o professor trabalhe, na 4ª série/5º ano, principalmente, a
referencia pessoal, representada pelos pronomes pessoais e a coesão textual,
por meio da reiteração de termos sinônimos ou palavras afins que pertençam a
um mesmo campo semântico. Os textos verbais, de gêneros variados, prestam-se
a esse tipo de exercício.
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Percentual de acertos
68%
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Questão 8
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Descritor 14
Identificar
o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
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Habilidade avaliada
Reconhecimento
dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuação ou de outras formas
de notação. O aluno identifica esses efeitos da pontuação (travessão, aspas,
reticências, interrogação, exclamação, entre outros) e notações como tamanho
de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito, entre outros, e atribui
sentido a eles,
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Sugestões
Para
trabalhar no texto os sinais de pontuação e as anotações, especificamente, o
professor pode orientar os alunos, ao longo do processo de leitura, a
perceber e analisar a função desses sinais como elementos significativos para
construção de sentidos e não apenas para sua função gramatical.
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Percentual de acertos
48%
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Questão 9
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Descritor 6
Identificar
o tema de um texto.
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Habilidade avaliada
Por meio
de itens referentes a esse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno
identificar, no texto, um fato relatado e diferenciá-lo do comentário que o
autor, ou o narrador, ou o personagem fazem sobre esse fato.
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Sugestões
Esse
resultado reforça a necessidade de a escola trabalhar em um nível de atividade
que ultrapasse a superfície do texto, conduzindo o aluno a estabelecer
relações entre as informações explicitas e implícitas, a fim de que ele faça
referencias textuais e elabore uma síntese do texto. Os textos informativos
são excelentes para se desenvolver essa hablidade.
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Percentual de acertos
52%
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Questão 10
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Descritor 10
Identificar
as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.
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Habilidade avaliada
Por meio
de itens deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar
quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presença de
marcas lingüísticas (o tipo de vocabulário, o assunto etc.), evidenciando,
também, a importância do domínio das variações lingüísticas que estão
presentes na nossa sociedade.
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Sugestões
Essa
competência (variação lingüística) deve ser trabalhada na sala de aula para
que os alunos possam desenvolver as habilidades de reconhecer e identificar
as marcas lingüísticas empregadas nos diversos domínios sociais. Para isso, o
professor deve selecionar textos que evidenciem eventos de letramento com
larga utilização das variantes de pronomes de tratamento, tirinhas,
especialmente as de Chico Bento, revistas em quadrinho, trechos de diário,
narrativa.
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Percentual de acertos
40%
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